Governo pede "escala, velocidade e diversificação da economia" cabo-verdiana para impacto da Pró-Capital

Inicio | Economia
Governo pede "escala, velocidade e diversificação da economia" cabo-verdiana para impacto da Pró-Capital
09/07/25 - 03:25 pm

Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – O vice-primeiro ministro disse hoje que o impacto da Pró-Capital só será alcançado se houver um reforço de escala e da velocidade de resposta para apoiar a diversificação da economia cabo-verdiana.

O também ministro das Finanças, Olavo Correia, fez a afirmação ao presidir o encerramento do VI aniversário da Pró-Capital e sublinhou o papel que a instituição tem desempenhado no ecossistema financeiro e empresarial de Cabo Verde, ao longo destes seis anos de existência.

“Seis anos de tempo de vida é seguramente um tempo curto, mas a Pró-Capital tem resultados, tem bons resultados pelo tempo de vida que teve e merece, como é óbvio, todo o nosso reconhecimento”, afirmou Olavo Correia, destacando o contributo da instituição para o apoio ao sector privado.

O governante relembrou os desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas e startups, nomeadamente as dificuldades no acesso ao financiamento.

Reforçou que o objectivo é trabalhar para ajudar a mitigar os riscos e ajudar na diversificação da economia do país.

Olavo Correia fez um apelo para que a Pró-Capital amplie a sua capacidade de intervenção, referindo que, com apenas três empresas financiadas e um investimento de cerca de 190 mil contos, ainda não é possível falar em impacto.

“Portanto, nós temos que reforçar o balanço da Pró-Capital, para que juntamente com as demais instituições do ecossistema possa atingir mais empresas, mais inovadores nos sectores catalíticos, em todas as ilhas de Cabo Verde”, defendeu o vice-primeiro ministro.

O governante referiu ainda que o Governo está disponível para apoiar nessa empreitada, nomeadamente com a mobilização de recursos, como o financiamento recentemente conseguido para o Fundo Morabeza, no valor de 24 milhões de dólares, parte do qual será alocado para expandir a actividade da Pró-Capital.

Outro ponto essencial da intervenção foi a necessidade de a instituição ter de tomar as decisões de forma rápida e menos burocracias.

Olavo Correia frisou também a importância da Pró-Capital apostar na diversificação da economia cabo-verdiana, através do apoio a sectores como o turismo, economia azul, digital, saúde, economia verde e outros sectores inovadores.

“Precisamos de instituições que possam ajudar a identificar esses talentos e a dar os reforços que precisam para poderem, eles próprios, serem atores da mudança que nós queremos para Cabo Verde”, conclui Olavo Correia.

JBR/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar