São Nicolau: PAICV manifesta solidariedade à população de Carriçal e pede “intervenção urgente” do Governo

Inicio | Política
São Nicolau: PAICV manifesta solidariedade à população de Carriçal e pede “intervenção urgente” do Governo
27/11/25 - 08:50 am

Ribeira Brava, 27 Nov (Inforpress) – A Comissão Política Regional do PAICV em São Nicolau manifestou hoje solidariedade à população de Carriçal, localidade que permanece isolada após as fortes chuvas que atingiram a zona na passada segunda-feira, 24, provocando cortes na estrada de acesso.

Em declarações à Inforpress, Magui Almeida, presidente da Comissão Política Regional do PAICV, destacou que o mau tempo causou “profundos prejuízos” aos pescadores e às propriedades agrícolas, deixando a comunidade sem ligação rodoviária e “criando constrangimentos significativos” no quotidiano das famílias.

Segundo a responsável política, os alunos que frequentam escolas na cidade da Ribeira Brava encontram-se retidos na localidade, perdendo dias de aulas, enquanto pessoas doentes “enfrentam grandes dificuldades” para chegar aos serviços de saúde.

Magui Almeida destacou o trabalho realizado pela Câmara Municipal da Ribeira Brava no desencarceramento de emergência em zonas como Juncalinho e Morro Brás, sublinhando que a autarquia disponibilizou maquinaria mesmo não sendo, em alguns casos, da sua responsabilidade direta.

“O bem-estar da população está acima de qualquer formalidade”, afirmou, enaltecendo ainda o esforço do presidente da câmara, que, segundo disse, tem procurado “manter viva a esperança e o sorriso das pessoas”.

Face ao cenário de isolamento prolongado da localidade de Carriçal, a líder regional do PAICV apelou à intervenção urgente do Governo, no sentido de apoiar a câmara municipal e encontrar soluções imediatas para restabelecer a ligação viária e garantir condições dignas de vida às famílias de Carriçal.

“A resposta rápida e eficaz é fundamental para mitigar os impactos sociais e económicos desta calamidade. A dignidade da população não pode continuar refém da demora administrativa”, considerou.

A localidade de Carriçal, no município da Ribeira Brava, encontra-se isolada desde a passada segunda-feira, 24, devido às fortes chuvas que causaram diversos danos a estrada de terra batida que dá acesso à localidade.

WM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar