
Ribeira Brava, 15 Nov (Inforpress) – A comunidade de Hortelã, no município do Tarrafal de São Nicolau, conta, com uma Praça Digital equipada com internet Wi-Fi, fruto da parceria entre a câmara municipal, o Ministério das Infraestruturas e o NOSi.
Em declarações à imprensa, o presidente do conselho de administração do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), Carlos Pina, explicou que esta intervenção surge alinhada com a missão da instituição enquanto “braço tecnológico do Governo”, responsável pela governação digital e pela inclusão tecnológica.
Segundo a mesma fonte, a zona de Hortelã havia sido identificada em Fevereiro como uma área “encravada do ponto de vista digital”, exigindo soluções específicas para garantir conectividade.
“Trouxemos a tecnologia Starlink, integrada à rede tecnológica privativa do Estado, garantindo total segurança e fornecendo internet gratuita à comunidade”, afirmou.
A Praça Digital deverá beneficiar sobretudo crianças e jovens, oferecendo condições para acesso à informação, pesquisa escolar, criação de conteúdos e maior interacção com o mundo.
Quanto ao montante investido, preferiu não divulgar valores, afirmando apenas que “o custo não condicionou a execução do projecto”.
Já o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Neivo Araújo, destacou a relevância social da Praça Digital, sobretudo para estudantes e docentes que enfrentavam dificuldades de acesso à internet.
O edil recordou ainda que a criação de espaços de acesso gratuito à internet era uma promessa eleitoral, agora materializada. O objectivo, reforçou, é evitar o isolamento da população e contribuir para um melhor bem-estar colectivo.
O autarca anunciou ainda que outros projectos semelhantes estão planeados para as localidades de Fragata e Ribeira Prata, de forma a “expandir de forma progressiva o acesso digital a mais localidades do município”.
Por sua vez, a moradora Carla Santos considerou que se trata de um projecto de “grande importância” para a comunidade, principalmente para os jovens estudantes que agora têm melhores condições de fazer uma pesquisa.
Na sua óptica, a praça digital também trará ganhos para toda a comunidade que antes tinha acesso limitado à internet.
A Praça Digital de Hortelã integra acesso gratuito à internet via tecnologia Starlink, disponibilizada pelo NOSi, e constitui mais um passo no compromisso conjunto entre Governo, autarquia e parceiros tecnológicos para reduzir desigualdades e promover a inclusão digital no país.
WM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar