“São Nicolau continua isolado e refém de propaganda e promessas esquecidas” – PAICV

Inicio | Política
“São Nicolau continua isolado e refém de propaganda e promessas esquecidas” – PAICV
03/02/26 - 02:30 pm

Cidade do Tarrafal, 03 Fev (Inforpress)- A ilha de São Nicolau continua isolada e refém de propaganda e promessas esquecidas do actual Governo, denunciou a presidente da Comissão Política Regional do PAICV na ilha, Magui Andrade, em conferência de imprensa.

A política referia-se a recente visita do ministro do Turismo e Transportes, afirmado que o mesmo veio “para propaganda política, servindo de bengala” ao presidente da câmara do Tarrafal e que excluiu o autarca da Ribeira Brava do seu programa.

“O ministro do Turismo e Transportes demonstrou claramente que para este Governo as diferenças partidárias valem mais do respeito institucional e este comportamento não é apenas falta de cortesia, mas também um acto de sectarismo político que fragiliza a democracia e desrespeita o povo de São Nicolau”, afirmou.

A mesma realçou “a situação dramática” que a ilha tem vivido devido aos cancelamentos sucessivos de viagens marítimas e aéreas, “deixando cidadãos isolados e sem alternativas”, e, muitas vezes, à espera das suas bagagens e barcos que partem sem trazer e levar cargas, “estrangulando o comércio e penalizando a economia” da ilha.

A situação dos transportes, segundo avançou, tem bloqueado o turismo já que as pessoas têm receio de visitar a ilha sem garantias de um transporte regular.

“O Governo prometeu a extensão do porto de São Nicolau, mas abandonou a promessa e deixou a ilha fora das prioridades nacionais e hoje São Nicolau continua isolado e com o seu desenvolvimento condicionado”, realçou.

A expansão do porto de São Nicolau é vista como uma necessidade urgente para dar resposta aos problemas de transporte, e, segundo a representante da Comissão Política Regional do PAICV, é inadmissível os barcos passarem em São Nicolau sem condições para embarque e desembarque de passageiros.

“Precisamos ser colocados como parte constituinte, como uma ilha que faz parte de Cabo Verde”, finalizou.

LS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar