
Cidade da Praia, 03 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Domingos realiza homenagens póstumas a figuras da cultura local, Ntoni Denti D’Oru, lendário intérprete e guardião do batuku e do finaçon, e Manu Mendi, mestre da cimboa, instrumento ancestral ligado ao batuku.
Estas informações foram avançadas hoje à Inforpress pelo presidente da câmara, Isaías Varela, que explicou que estas homenagens fazem parte de um ciclo que inclui ainda Anu Nobu e Codé di Dona, reconhecendo o legado cultural deixado por estas quatro personalidades.
“São Domingos é terra da cultura. São Domingos respira cultura. E essa, sobretudo, deve-se também a figuras que alguns já faleceram, nomeadamente Anu Nobo, que é uma figura cultural não só do município, mas a nível nacional, porque ele tem várias composições que foram interpretadas por vários músicos nacionais”, afirmou Isaías Varela.
O edil destacou igualmente Ntoni Denti D’Oru e Manu Mendi, ligados ao batuku e à finaçon, bem como Codé di Dona, natural da zona de São Domingos, salientando que “as gerações mais recentes praticamente não conhecem muito dessas figuras".
Para garantir a continuidade da cultura, a autarquia resolveu organizar este ciclo de homenagens durante três meses, de Janeiro a Março, enquadrado nas comemorações do município, a 13 de Março.
Janeiro foi dedicado a Anu Nobu, Fevereiro a Ntoni Denti D’Oru e Manu Mendi, e Março a Codé di Dona.
Isaías Varela anunciou ainda que no dia 15 de Fevereiro será comemorado o centenário de Ntoni Denti D’Oru, com actividades especiais que incluem o grupo criado pelo homenageado, actualmente conhecido como Filho Ntoni Denti d´Oro, garantindo a continuidade da tradição do batuku.
TC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar