Calheta, 02 Ago (Inforpress) – A autarquia micaelense avaliou de forma positiva a realização da Semana Municipal da Juventude, evento que ocorreu de 31 de Julho a 02 de Agosto com jovens de diversas localidades do município, e anunciou continuidade da iniciativa.
À imprensa, o vereador Albertino de Pina destacou o entusiasmo e o potencial demonstrados pelos jovens, além do impacto positivo das actividades promovidas.
Segundo o autarca, ao longo dos três dias, entre 50 a 80 jovens por dia participaram de momentos de convivência, troca de ideias e debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento do município.
O lema do evento, “Papel da juventude no processo de desenvolvimento de São Miguel”, guiou as discussões, permitindo a “escuta activa” das perspectivas, anseios e propostas dos jovens para o futuro de São Miguel.
Essas contribuições, segundo o vereador, vão ser consideradas na elaboração do novo Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
“Temos uma juventude cheia de potencialidades e valências em diversas áreas, e esses dias de convivência mostraram isso claramente”, afirmou Albertino de Pina.
Além das discussões, o programa também contemplou actividades desportivas, culturais e roteiros de conhecimento pelo município, para promover uma integração mais ampla dos participantes com São Miguel.
Os temas abordados incluíram cidadania, liderança, o combate ao consumo de álcool e outras drogas, além de debates abertos sobre o papel do município na promoção de oportunidades para os jovens, uma participação que evidenciou o comprometimento dos jovens em contribuir para o desenvolvimento local.
A iniciativa, segundo Albertino de Pina, também foi vista como uma oportunidade de fortalecer a consciência dos jovens sobre as suas potencialidades e possibilidades de permanência no município, diante do desafio da saída em massa de jovens para a emigração.
Uma das jovens participantes, Cláudia Semedo, destacou que esses dias representaram um momento de aprendizado e de fortalecimento de vínculos com outros jovens do município.
Ela afirmou que se sentiram “acolhidos e valorizados”, percebendo-se como parte activa no processo de construção do futuro de São Miguel.
“Somos o futuro do município, e essas oportunidades dão-nos esperança de gerar mudanças positivas”, afirmou.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar