Ilha do Sal: Autarquia inicia mês da juventude com celebração e foco no futuro da "Geração click"

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: Autarquia inicia mês da juventude com celebração e foco no futuro da "Geração click"
02/08/25 - 08:18 pm

Espargos, 02 Ago (Inforpress) – A autarquia salense arrancou oficialmente hoje, na localidade da Palmeira, as celebrações do mês da juventude que marca um período de atividades dedicadas à juventude da ilha do Sal.

Sob o lema “Geração click: mais do que um toque”, o evento de abertura contou com uma batucada e animação cultural, num ambiente que promete destacar o talento, a energia e o papel central dos jovens na sociedade.

Em declarações à imprensa, o vereador da Cultura da Câmara Municipal do Sal, Euclides Silva, salientou a importância e a continuidade desta iniciativa.

"A Câmara Municipal do Sal há alguns anos a esta parte comemora o Dia da Juventude, que é o dia 12 de Agosto, com atividades durante todo o mês. Este ano não foi a exceção", afirmou o vereador, reforçando que a celebração faz parte do plano de atividades e projetos da autarquia.

O programa para o mês da juventude é abrangente e diversificado, com o objectivo de envolver os jovens em diferentes vertentes.

"A nossa intenção é fazer atividades convertíveis durante todo o mês de Agosto, com as atividades da maior relevância", explicou Silva.

Os pontos altos da programação incluem o Fórum da Juventude, a ser realizado no dia 12 de Agosto, coincidindo com o Dia Internacional da Juventude, e o Festival da Juventude, evento de encerramento agendado para o dia 30 de Agosto, na cidade de Santa Maria.

Além destes, o mês será preenchido com atividades lúdicas e recreativas, workshops, fóruns e rodas de conversa.

Um dos pilares do mês da juventude é a aposta na formação e na orientação profissional e académica dos jovens.

Uma iniciativa destacada é a "roda de conversa" denominada "Experiência", uma plataforma que visa conectar jovens estudantes do ensino secundário com profissionais já inseridos no mercado de trabalho ou que concluíram o ensino superior, tanto em Cabo Verde como no estrangeiro.

O objetivo é que estes partilhem as suas vivências, desafios e percursos, oferecendo uma “perspetiva valiosa” aos jovens que estão prestes a tomar decisões importantes sobre o seu futuro académico e profissional.

O vereador da Cultura expressou otimismo quanto à adesão dos jovens às atividades.

Com as inscrições actualmente a decorrer, a expectativa da organização é alta, esperando que os jovens adiram aos programas de formação.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar