São Filipe, 14 Out (Inforpress) - A colocação da relva sintética no Estádio 5 de Julho teve início hoje e deve ficar concluída dentro de três a quatro semanas, marcando uma nova etapa na requalificação da infra-estrutura desportiva mais importante da ilha.
A informação foi avançada à Inforpress pelo vereador do Desporto da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto, que garantiu que, se não houver imprevistos, o novo tapete verde estará completamente instalado dentro de três a quatro semanas.
“Já iniciamos a colocação da relva e contamos que esta fase esteja concluída dentro do prazo estipulado, salvo algum inconveniente durante os trabalhos”, afirmou o vereador.
A mesma fonte sublinhou ainda que a colocação da relva simboliza o “avanço significativo” das obras, que enfrentaram diversos desafios ao longo da sua execução, incluindo atrasos devido à escassez de mão-de-obra.
Apesar desses obstáculos, João José Canuto assegurou que a execução da obra está agora na fase final e, com o novo plano de trabalho definido pela autarquia, a previsão é que o estádio esteja totalmente pronto até Dezembro de 2025.
Admitindo possíveis atrasos, o vereador afirmou que o mais tardar, o estádio estará pronto até final do primeiro trimestre de 2026, e que o município, a ilha e o país passará a dispor de um estádio com padrão internacional e possível palco de treinos da selecção.
A Câmara Municipal de São Filipe pretende entregar à população um estádio moderno, funcional e com qualidade internacional, referiu.
“Queremos oferecer ao município, à ilha do Fogo e a Cabo Verde um estádio completamente renovado, que poderá até servir como local de preparação para a selecção nacional com vista à Copa do Mundo de 2026”, prespectivou João Canuto, para quem a ideia é que treinos e jogos preparatórios possam ser realizados no estádio 5 de Julho, aproximando a equipa nacional dos munícipes.
Os equipamentos de apetrechamento do estádio, incluindo cadeiras VIP e assentos para as arquibancadas, já estão na ilha do Fogo e o início da montagem desses materiais está previsto para assim que os trabalhos de reboco sejam finalizados.
O vereador informou ainda que a relva destinada ao Estádio de Patim, na zona sul do município, também já se encontra na ilha.
A construção deste segundo estádio apresenta desafios maiores devido ao forte declive do terreno, mas a regularização do piso está quase concluída e a edilidade espera que, no primeiro semestre de 2026, a infra-estrutura esteja pronta para servir a população da zona sul de São Filipe.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar