Santo Antão: Mais de um milhar de famílias em situação de extrema pobreza recebe rendimento social de inclusão

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Mais de um milhar de famílias em situação de extrema pobreza recebe rendimento social de inclusão
04/10/24 - 07:12 pm

Porto Novo, 04 Out (Inforpress) – Um total de 1.119 famílias em situação de extrema pobreza está a beneficiar do programa sobre rendimento social de inclusão em toda a ilha de Santo Antão, das quais 673 pertencem ao concelho de Porto Novo.

Esta informação consta de uma nota de imprensa enviada hoje à Inforpress pelo Governo anunciando a visita do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social ao município do Porto Novo, de 07 a 09 de Outubro, para acompanhar e monitorar as políticas sociais implementadas pelo executivo.

Durante os próximos dois anos essas famílias vão receber um apoio financeiro (5.000 escudos/cada), uma medida criada pelo Governo no âmbito do Fundo Mais para reduzir a pobreza extrema em Cabo Verde, abrangendo, predominantemente, as famílias dos grupos I e II do Cadastro Social Único (CSU).

A nota do Governo diz que a agenda de Fernando Elísio Freire terá como foco o acompanhamento e monitoramento das políticas sociais do executivo, com ênfase na sensibilização para a segurança social e o alargamento da cobertura da protecção social do regime contributivo.

Durante a missão, o ministro vai encontrar-se com os beneficiários dos programas sociais implementados pelo Governo, nomeadamente os programas sobre rendimento social de inclusão e de inclusão produtiva, encontro que incluirá ainda uma sessão de sensibilização destinada a promover a transição da informalidade para a formalidade no âmbito da segurança social, avança a nota.

O objectivo do Governo, segundo a mesma fonte, é garantir que uma maior proporção da população activa e vulnerável, ainda envolvida em actividades informais, seja incluída na rede de protecção social, contribuindo assim para a meta governamental de erradicação da pobreza extrema e redução da pobreza absoluta até 2026.

No âmbito dos programas sociais implementados pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, refere a nota que o município de Porto Novo foi já contemplado com acções de formação em gestão de pequenos negócios e educação financeira, abarcando mais de uma centena de representantes de agregados familiares.

Neste presente ano, segundo a mesma fonte, mais 67 representantes de agregados familiares já foram seleccionados para iniciar formações similares, reforçando a capacitação local para o desenvolvimento sustentável.

A agenda do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social incluirá ainda uma sessão de esclarecimento com organizações não-governamentais e associações locais, abordando os editais de concurso para financiamento de projectos sociais para 2025.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar