Santo Antão: Luxemburgo vai financiar reforço das centrais fotovoltaicas em Chã de Feijoal, Monte Trigo, Figueiras e Ribeira Alta

Inicio | Cooperação
Santo Antão: Luxemburgo vai financiar reforço das centrais fotovoltaicas em Chã de Feijoal, Monte Trigo, Figueiras e Ribeira Alta
09/04/24 - 11:35 am

Porto Novo, 09 Abr (Inforpress) – O fornecimento de energia eléctrica em Chã de Feijoal, Monte Trigo, Figueiras e na Ribeira Alta, em Santo Antão, vai ser melhorado com o reforço das centrais fotovoltaicas instaladas nestas comunidades rurais desta ilha.

O anúncio foi feito segunda-feira à noite, em Santo Antão, pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, que informou que estes investimentos, previstos para “ainda este ano” de 2024, vão ser financiados no âmbito da Cooperação Luxemburguesa.

Alexandre Monteiro, que falava no acto de inauguração do projecto de electrificação de Bolona, no Planalto Norte, interior do município do Porto Novo, informou que o Governo tem em curso um programa de extensão de redes em todas as ilhas do arquipélago para que nenhuma localidade fique sem energia eléctrica.

No caso de Santo Antão, a ilha já dispõe de “um nível de acesso à energia eléctrica acima dos 90 por cento (%), segundo o ministro, que confirmou o arranque, ainda neste mês de Abril, dos projectos de electrificação de Espadaná, Moroços e Matinho, no Planalto Leste.

“A ideia é que nenhuma comunidade fique sem energia eléctrica. Ainda este ano, no âmbito da Cooperação Luxemburguesa, vamos reforçar o fornecimento em Chã de Feijoal e Monte Trigo (Porto Novo) e em Figueiras e Ribeira Alta (Ribeira Grande)”, sublinhou o titular da pasta de energia.

O projecto de electrificação de Bolona custou 15 mil contos e resultou, segundo o governante, do “esforço de uma grande parceria”, envolvendo várias instituições, que fez com que esta localidade, com 25 famílias, passasse a usufruir de energia de qualidade, produzida a partir de uma unidade fotovoltaica.

JM/ZS

Inforpress/Fim  

Partilhar