Porto Novo, 22 Mar (Inforpress) – A cidade do Porto Novo, em Santo Antão, recebe, nestes dias, uma exposição de artes plásticas do artista santantonense Eduardo Bentub, no âmbito das comemorações dos 40 anos da companhia teatral Juventude em Marcha.
Esta exposição, que acontece no espaço da Aldeia Cultural Nós Raiz, tem sido um dos principais eventos que estão a ser realizados na cidade do Porto Novo para marcar o quadragésimo aniversário desta companhia teatral, fundada a 25 de Março de 1984.
Esta é a quarta exposição deste artista plástico, residente há 12 anos na Eslovénia, que se sentiu na obrigação de prestigiar a companhia teatral Juventude em Marcha com esta mostra, que homenageia este grupo teatral pelo seu percurso ao serviço da cultura cabo-verdiana.
Trata-se da sua primeira exposição fora de salão e que, segundo o expositor, tem sido “muito interessante”, destacando o facto de as obras trazer aspectos que se identificam com a linguagem que o próprio grupo teatral santantonense coloca no teatro.
Na ilha de Santo Antão, este artista natural da Ribeira Grande de Santo Antão, que começou a expor nesta ilha em 2010, já apresentou as suas obras pela quarta vez, sendo três no seu concelho natal e agora na cidade do Porto Novo.
Nos seus 15 anos de carreira, Eduardo Bentub já expôs os seus trabalhos em vários países europeus e em Macau e, por integrar a organização Sete Sóis, Sete Luas, tem participado em exposições itinerantes pelos países que fazem parte deste projecto.
Eduardo Bentub integra um grupo de 50 artistas que participa, a partir do dia 25 de Abril, numa exposição itinerante que começa em Évora, Portugal, tendo ainda na agenda mais duas exposições na Eslovénia, assim que regressar, na próxima semana, àquele país europeu, onde vive há 12 anos.
A Juventude em Marcha estreia hoje a peça Problemas de Família II e, este sábado, o ministro da Cultura e Indústrias Criativas vai estar em Santo Antão para, entre outros objectivos, entregar a Medalha de Mérito Cultural do primeiro Grau a três elementos deste grupo de teatro.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar