Assomada, 23 Jan (Inforpress) – A ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação fez hoje uma visita às obras de habitações sociais em curso em alguns municípios da região Santiago Norte e diz-se “satisfeita” com o andamento das obras.
Eunice Silva, esteve nas localidades de Achada Leitão, no município de São Salvador do Mundo, Rincão, no município de Santa Catarina, e Achada Bolanha, no município de São Miguel, para se inteirar dessas obras que já se encontram em andamento e que reforçam o compromisso do Governo com a melhoria das condições habitacionais e na redução de déficit habitacional quantitativo.
Segundo esta governante, na localidade de Rincão, no município de Santa Catarina, o bloco tem 20 casas, mas que neste município, há um projecto de mais 18 casas, a serem construídas em Ribeira da Barca e que as obras ainda não se iniciaram porque o terreno se encontra ocupado, e a expectativa é iniciar as obras no próximo mês de Fevereiro.
No município de São Salvador do Mundo, as obras já estão avançadas e na ocasião a ministra avançou que o intuito é ter essas 12 habitações prontas até o final do mês de Março.
Em curso também se encontram as obras das 14 moradias em Achada Bolanha, no município de São Miguel e, conforme explicou, a ministra, essas habitações são habitações unifamiliares, tipologia T2, integrado no ambiente, na paisagem, são modelos tradicionais existentes em Cabo Verde, com quintal, com varanda, dois quartos, uma sala, uma cozinha integrada e área envolvente trabalhada.
Nesses municípios considera que já estão numa fase avançada, e a pretensão é levar essas tipologias, esse programa para todos os municípios ainda este ano, reforçando que em alguns, o programa já se encontra em fase de implementação, mas também em algumas ilhas como São Vicente e São Nicolau.
A visita contou com o acompanhamento de uma equipa técnica da Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH), entidade gestora das referidas empreitadas.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar