Santa Catarina: Câmara lança campanha de limpeza e de sensibilização no âmbito da luta contra a dengue

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Câmara lança campanha de limpeza e de sensibilização no âmbito da luta contra a dengue
12/09/24 - 02:05 pm

Assomada, 12 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina, no interior de Santiago, lançou hoje uma campanha de limpeza e de sensibilização denominada “Todos contra dengue” no âmbito da luta contra o mosquito ‘aedes aegypti’, transmissor da doença.

Em declarações à Inforpress, o vereador do Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal de Santa Catarina, Vladmir Brito, justificou o lançamento da campanha, que vai ao encontro das orientações do Ministério da Saúde, com o surgimento de casos de dengue importados e autóctones em algumas localidades do concelho.

“Além da limpeza que realizamos diariamente, pretendemos com esta campanha, que conta com parceria da Protecção Civil e Delegacia de Saúde de Santa Catarina, reforçar a limpeza pública e sensibilizar a população sobre esta doença”, acrescentou.

A campanha de limpeza iniciou-se hoje pela localidade de Junco e a de sensibilização sob a responsabilidade da Delegacia de Saúde de Santa Catarina pela vila de Rincão, Boa Entradinha e Pau Verde.

À semelhança de Junco, com registo de casos importados de dengue, informou que a edilidade e a sua equipa de limpeza, em parceria com a população de Rincão, vão reforçar a limpeza pública nesta localidade, que merece uma atenção especial, por ali se registar casos autóctones da doença.

“Tendo em conta que em Rincão há registo de casos autóctones de dengue decidimos dar primazia a esta vila piscatória, mas a ideia é levar esta campanha a todas as localidades do município de Santa Catarina”, assegurou o autarca.

Chã de Tanque, com casos de importados de dengue, Achada Galelo, Bolanha e outros bairros da cidade de Assomada, Achada Lém, Figueira das Naus são outras localidades que vão receber intervenções no âmbito dessa campanha, segundo a mesma fonte.

Na ocasião, Vladmir Brito comprometeu-se em reforçar a limpeza urbana e a recolha de lixo em todo o concelho com o objetivo de se ter “o mínimo tempo possível” o lixo no chão e nos contentores em época das chuvas.

É que, segundo ele, caixotes e sacos de plásticos lançados nos contentores acumulam água e são propensos a criação do mosquito causador da dengue.

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 12, pelo Ministério da Saúde, Santa Catarina conta 11 casos suspeitos e sete casos confirmados de dengue.

Em Santiago Norte, com excepção de São Miguel, os demais municípios contam com casos identificados de dengue.

FM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar