Santa Cruz: Direcção Nacional da Saúde sensibiliza idosos sobre importância da vacinação

Inicio | Sociedade
Santa Cruz: Direcção Nacional da Saúde sensibiliza idosos sobre importância da vacinação
07/05/25 - 01:48 pm

Pedra Badejo, 07 Mai (Inforpress) – A Direcção Nacional de Saúde, através do Programa de Saúde dos Idosos, promoveu hoje, em Santa Cruz (Santiago), um encontro de sensibilização sobre a importância da vacinação na pessoa idosa, no âmbito da Semana Africana de Vacinação 2025.

Em declarações à imprensa, a coordenadora do Programa de Saúde dos Idosos, Natalina Silva, disse que este encontro visa conscientizar a sociedade civil, as famílias e o próprio idoso sobre a importância da vacinação nesta faixa etária, visando prevenir algumas doenças que acompanham o envelhecimento.

É que, segundo ela, a vacinação é uma protecção para a pessoa idosa, para a família e para a sociedade no geral.

Acrescentou ainda que vacinas como a de gripe e da hepatite B, ministradas nas pessoas a partir dos 60 anos, ajudam na prevenção de doenças graves, no fortalecimento do sistema imunológico, na redução da carga sobre o sistema de saúde e na melhoria da qualidade de vida.

Segundo disse, tendo em conta que a maioria dos idosos morre por causa da pneumonia, insistiu que é importante que aos 60 anos todos tomem a vacina anti-gripe, sobretudo os que sofrem de doenças crónicas como diabetes e hipertensão.

As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as estruturas de saúde a nível nacional, assegurou Natalina Silva.

O encontro, segundo ela, vai servir ainda para falar sobre o Plano Estratégico Nacional para o Envelhecimento Activo e Saúde da Pessoa Idosa (PENEASPI) 2024-2028 e do Caderno de Saúde da Pessoa Idosa.

A responsável lembrou que o referido plano tem como foco promover um envelhecimento saudável, com qualidade de vida, com actividades físicas e sem doenças crónicas.

Avito dos Santos, 94 anos, que já tomou a vacina anti-gripe e demais recomendadas nesta faixa etária, reconheceu a importância da vacinação para a sua saúde.

O idoso de Porto Abaixo, em Santa Cruz, aproveitou para aconselhar todas as pessoas a partir de 60 anos para não sentirem medo das vacinas, lembrando que tirando o problema de audição, actuamente sente, “de vez em quanto”, uma febre e dor de cabeça como qualquer outra pessoa.

Além da Delegacia de Saúde de Santa Cruz, outras estruturas de saúde que compõem a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) vão receber durante o mês de Maio encontros de sensibilização dos profissionais de saúde, cuidadores, pessoa idosa, parceiros e sociedade civil, sobre a importância da vacinação.

FM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar