Sal: Observatório reforça parcerias para combater tráfico de pessoas e avaliar fatores de vulnerabilidade

Inicio | Sociedade
Sal: Observatório reforça parcerias para combater tráfico de pessoas e avaliar fatores de vulnerabilidade
28/10/25 - 01:59 pm

Espargos, 28 Out (Inforpress) - O Observatório Nacional do Tráfico de Pessoas (ONTP) encontra-se em “missão estratégica” no Sal para reforçar a articulação interinstitucional, avaliar os fatores de vulnerabilidade e promover ações de prevenção face ao crime de tráfico de pessoas.

Em entrevista, o seu presidente interino, José Luís Vaz, que vai liderar os trabalhos até 31 de Outubro, destacou que a missão visa, fundamentalmente, "aproximar as políticas de prevenção e combate ao tráfico de pessoas à realidade" da ilha turística.

A agenda da visita teve o ponto alto na manhã de hoje com o encontro entre o presidente interino do ONTP e o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, nos Paços do Concelho.

O encontro visou consolidar o "compromisso municipal na prevenção e resposta local ao tráfico de pessoas" e explorar futuras formas de cooperação, reconhecendo a importância do município como ator de linha da frente.

Questionado sobre a especificidade do Sal, José Luís Vaz sublinhou que a ilha é "muito estratégica”, devido à dinâmica turística.

Embora o turismo seja fundamental para o PIB nacional, esta oportunidade "traz consigo um aliciamento para, provavelmente, os criminosos".

"Não há um estudo ainda concreto, estamos a pensar exatamente nisso, por isso que esta missão também tem esse propósito, que é fazer um diagnóstico, ainda que não seja muito aprofundado", explicou.
"Contudo os contactos que teremos com as entidades da ilha e as instituições, quer públicas e privadas, vai nos permitir ter uma noção exatamente da realidade relativamente ao tráfico", continuou.

A equipa do ONTP irá estender a sua atuação às comunidades e, em particular, aos jovens.

No âmbito do projeto “Juntos contra o tráfico de pessoas – educação, prevenção e proteção nas escolas”, serão realizadas palestras de sensibilização nas escolas secundárias de Santa Maria e dos Espargos, alertando os alunos sobre “os riscos e como se deve proteger-se de riscos de um possível tráfico ou exploração”.

Além das escolas, a equipa promoverá encontros comunitários na localidade da Palmeira e Terra Boa, para estar em “contacto com as associações e a comunidade”.

O presidente interino do ONTP enfatizou que, embora o tráfico seja um crime complexo de provar, é crucial uma "atenção e responsabilidade para agir" na prevenção.

Alertou ainda que certos comportamentos sexuais inadequados ou desviantes podem configurar uma "situação de vulnerabilidade" e ser uma "porta de entrada" para o tráfico, sendo a prevenção a chave para a proteção.

Assim, a missão de quatro dias, pretende "fomentar sinergias locais e promover uma cultura de prevenção e proteção" que seja partilhada por todos os setores da sociedade.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar