Ribeira Grande: Delegação do ME reconhece classe dos professores com certificado durante uma gala

Inicio | Sociedade
Ribeira Grande: Delegação do ME reconhece classe dos professores com certificado durante uma gala
27/04/25 - 12:06 pm

Ribeira Grande, 27 Abr (Inforpress) – A Delegação do Ministério da Educação (ME) na Ribeira Grande, Santo Antão, homenageou, sábado, 26, várias personalidades pelo contributo prestado à educação durante uma gala alusiva às comemorações do mês/dia do professor cabo-verdiano.

A distinção com certificado de reconhecimento teve como palco a Escola Secundária Suzete Delgado, enquadrada no mês/dia do professor, celebrado a 23 de Abril, e teve como protagonistas um grupo de professores e funcionários dos serviços de apoio operacional que se encontram na aposentadoria, e o ex-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, que presidiu à autarquia durante 20 anos.

A cerimónia foi presidida pelo ministro do mar, Jorge Santos, em representação do Governo, que, no seu discurso, enquadrou a importância da gala destacando que “os professores sempre estiveram na linha da frente” contribuindo para os vários índices de desenvolvimento.

“Ribeira Grande tem um parque de infra-estruturas de muita qualidade e um vasto quadro de recursos humanos formados, o que ajuda a conseguir resultados muito bons. Por exemplo, é o concelho número três no país a nível de coesão territorial e isto está relacionado com o sistema educativo que sempre esteve na linha da frente com uma excelente colaboração dos professores”, disse.

Segundo o ministro, todas as reformas implementadas no sistema educativo nos últimos anos, nomeadamente o PCFR (Plano de Carreiras, Funções e Remuneração) da classe docente, indicam várias lutas dos professores que hoje demonstram um clima de confiança que os docentes têm e que foi demonstrado na gala.

Em representação dos homenageados, o professor Adalberto Alexandre agradeceu o reconhecimento, com “muita gratidão e orgulho”, e destacou o contributo deixado na formação de diversas gerações na sala de aula, durante 32 anos, mas observando que “uma vez professor, professor para sempre”. 

O ex-autarca, Orlando Delgado, também foi homenageado e aproveitou o seu discurso para agradecer o reconhecimento feito relembrando o percurso da educação no concelho.

“A educação merece tudo de nós. Estou muito satisfeito de ver tudo aquilo que foi conseguido ao longo dos anos em termos da rede física escolar, da formação dos professores, deixando de ser uma profissão de passagem para ser de estabilidade, por isso estou muito contente e orgulhoso pela Ribeira Grande e, espero que aqueles que vierem possam continuar com a mesma filosofia”, considerou.

Por sua vez, a delegada do ME no Concelho da Ribeira Grande, Elisabete Santos, disse que a ideia da gala foi valorizar e reconhecer tudo aquilo que os homenageados fizeram para o crescimento da educação no concelho.

“É um momento de reconhecer o trabalho feito, reconhecer os professores que já aposentaram, porque se estamos aqui neste momento a dizer que temos uma boa estatística de resultados positivos e de alunos quadro de honra é por causa dos professores que estão a fazer um trabalho de dedicação e empenho em prol da educação, mas também, graças ao ex-edil Orlando Delgado que sempre que foi solicitado pela nossa delegação apoiou de diversas formas”, exaltou. 

A gala dos professores na Ribeira Grande contou com vários momentos de música ao vivo, declamação de poemas e muita confraternização, significando o ponto alto de várias actividades que foram realizadas no mês de Abril para assinalar o dia do patrono da classe docente, Baltasar Lopes da Silva.

EL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar