Reino da Espanha promete ajudar São Vicente a reerguer-se com doacção de sete toneladas de materiais

Inicio | Cooperação
Reino da Espanha promete ajudar São Vicente a reerguer-se com doacção de sete toneladas de materiais
04/09/25 - 01:51 pm

Mindelo, 04 Set (Inforpress) – A embaixadora do Reino de Espanha assegurou hoje que o Governo do seu país vai ajudar São Vicente, Santo Antão e São Nicolau a reerguerem-se e daí a doacção de sete toneladas em produtos de higiene.

A entrega do donativo aconteceu na manhã de hoje a bordo do navio da Armada Espanhola Bam Rayo, no Porto Grande do Mindelo, com a presença da embaixadora, Ana Paredes Pietro, do ministro do Mar, Jorge Santos, do presidente da Protecção Civil, Domingos Tavares, e outras entidades cabo-verdianas.

A ajuda humanitária só foi possível, conforme Ana Paredes Pietro, graças ao navio e às autoridades cabo-verdianas que deram a oportunidade de fazer esta entrega imediata. 

Segundo a mesma fonte, conseguiram colectar sete toneladas de equipamentos, compilados em 720 kits de produtos de higiene para a população de São Vicente, e que está concebida para atender às necessidades básicas de 3.600 pessoas durante um mês.

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a ilha de São Vicente e as áreas de Santo Antão e São Nicolau a recuperarem e, se possível, a melhorarem a sua situação anterior”, assegurou a embaixadora, para quem as autoridades cabo-verdianas vão conseguir isso, mas também com a “solidariedade, carinho e amor” da Espanha.

Neste sentido, enalteceu que as Organizações Não Governamentais (ONG) espanholas presentes no arquipélago estão a receber financiamento através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) para apoiar a população.

Por outro lado, indicou ainda uma contribuição monetária por meio da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e que será distribuída pela Cruz Vermelha de Cabo Verde.

“A Espanha quer estar muito presente neste momento e em Cabo Verde durante o processo de reconstrução”, afiançou Ana Paredes Pietro.

Em representação do Governo, o ministro do Mar, Jorge Santos, agradeceu o gesto de solidariedade que a seu ver “demonstra a amizade e confiança” e que Cabo Verde “não está sozinho neste momento difícil”.

“A população de São Vicente não está sozinha e aqui estão materiais que serão muito bem-recebidos e úteis para melhorar a situação das pessoas e das famílias e também criar felicidade”, considerou o ministro, lembrando a cooperação de “longa data” com o Reino de  Espanha.

E são essas acções, que, conforme a mesma fonte, vão dar força para São Vicente, mas Santo Antão e São Nicolau também se reerguerem.

A tempestade Erin, ocorrida na madrugada do dia 11 de Agosto, inundou bairros, destruiu estradas e estabelecimentos comerciais, afectou o abastecimento de energia e água e provocou nove mortos, havendo ainda duas pessoas desaparecidas e vários desalojados.

Na sequência, o Governo declarou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos concelhos de São Nicolau, outros dos pontos do país afectados.

Foi aprovado um plano de resposta com apoios de emergência às famílias e actividades económicas, incluindo linhas de crédito bonificadas e verbas a fundo perdido, financiadas pelo Fundo Nacional de Emergência e pelo Fundo Soberano de Emergência, criado em 2019.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar