“Queremos promover a integração da cultura cabo-verdiana e chinesa” - directora do Instituto Confúcio

Inicio | Cooperação
“Queremos promover a integração da cultura cabo-verdiana e chinesa” - directora do Instituto Confúcio
15/12/25 - 07:15 pm

Cidade da Praia, 15 Dez (Inforpress) - A directora do Instituto Confúcio, Ermelinda Tavares, evidenciou hoje, na Cidade da Praia, a integração das culturas chinesa e cabo-verdiana, promovendo o ensino do mandarim, intercâmbio cultural e capacitação de jovens para oportunidades académicas e profissionais.

A responsável pela pasta do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde falava por ocasião da abertura da celebração do décimo aniversário do Instituto.

Ermelinda Tavares explicou à Inforpress que o Instituto não se limita a trazer elementos da cultura chinesa para Cabo Verde, mas também procura valorizar e partilhar a cultura cabo-verdiana com os chineses.

“O objectivo do Instituto é esta junção de culturas, mostrando que podemos aprender uns com os outros e, ao mesmo tempo, preservar as nossas tradições”, afirmou.

Segundo a directora, estas iniciativas vão além do ensino do mandarim, já que busca criar pontes de compreensão entre culturas.

“Não se trata apenas de ensinar mandarim, mas de promover uma compreensão mais ampla entre culturas, criando pontes de conhecimento e cooperação”, acrescentou.

Ermelinda Tavares reforçou ainda que a integração cultural é essencial para fortalecer os laços com a China, ao mesmo tempo em que oferece aos jovens cabo-verdianos experiências enriquecedoras que podem ser aplicadas em contextos académicos e profissionais.

“Este intercâmbio cultural prepara os nossos jovens para um mundo mais globalizado e consciente das diversidades culturais”, concluiu.

Aquela responsável considerou a cooperação com a China “muito positiva”, pontuando o apoio constante da República Popular da China, e reforçou o compromisso do Instituto em continuar a desenvolver programas que integrem ensino, cultura e saúde, para a promoção do bem-estar e a capacitação dos jovens cabo-verdianos.

A programação incluiu apresentações culturais com alunos de várias escolas secundárias, assim como música e dança cabo-verdianas, no quadro da promoção de uma interação rica entre jovens e comunidades.

A celebração contou com a presença de representantes da Uni-CV, autoridades nacionais do sector da educação, representantes da embaixada da China em Cabo Verde e uma delegação da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong.

KA/SR/JMV

Inforpress/ Fim

Partilhar