
Mindelo, 04 Nov (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou hoje, no Mindelo, que o ministério sob sua tutela vai reactivar e fazer o lançamento de vários prémios literários para distinguir escritores que têm elevado a cultura nacional.
Augusto Veiga fez o anúncio na abertura da feira do livro promovida pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto da Biblioteca Nacional, com a parceria da Cooperação Portuguesa, na Praça António Aurélio Gonçalves (Nhô Roque), no Mindelo.
Segundo a mesma fonte, sem sombra de dúvidas, nos últimos 50 anos, os escritores cabo-verdianos têm elevado a cultura literária cabo-verdiana e difundido pelo mundo a história e o modo de vida do arquipélago.
“O talento dos escritores cabo-verdianos tem sido mundialmente reconhecido através de importantes prémios literários aqui representados por duas gerações de escritores premiados da literatura nacional, Germano Almeida e Joaquim Arena”, considerou Augusto Veiga, referindo-se aos dois autores presentes na cerimónia.
Neste sentido de fortalecer a internacionalização, o Governo, garantiu, está a ultimar o lançamento e a reactivação de vários prémios.
E é neste contexto, que foi entregue hoje o Prémio de Literatura Infanto-Juvenil Orlanda Amarílis ao professor Pedro Silva, vencedor da única edição realizada em 2017.
“Cumpre esclarecer que falhas na comunicação ditaram o atraso da conclusão do processo retomado em 2023 e agora concluído”, elucidou Augusto Veiga.
Como anfitrião, o vereador José Carlos da Luz, em representação do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, considerou ser a feira um “momento especial” para a ilha.
“É uma oportunidade para acolhermos, com o nosso habitual espírito aberto e criativo, este espaço de diálogo cultural, de partilha de conhecimento e valorização da literatura”, sustentou.
A cerimónia contou ainda com as intervenções do embaixador de Portugal e da presidente da Biblioteca Nacional, que destacaram, também, a importância do evento.
A feira do livro, sob o lema “Diálogos literários” acontece até sábado, 08, na Praça Nhô Roque, com diversos eventos paralelos.
Durante a abertura, o ministro da Cultura assegurou que dentro de pouco tempo vão ser iniciadas as obras de reabilitação do Centro Cultural do Mindelo, afectado pela tempestade Erin, em Agosto último, e agora a Biblioteca vai ganhar um espaço próprio e mais digno, em São Vicente.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar