
Lisboa, 16 Jan (Inforpress) – O ministro da Promoção de Investimentos, Eurico Monteiro, presidiu hoje, em Lisboa, uma cerimónia comemorativa dos 35 anos da Liberdade e Democracia, assinalados a 13 de Janeiro, numa celebração que reuniu cabo-verdianos, sobretudo jovens, residentes em Portugal.
Promovido pelo Governo de Cabo Verde, o evento que decorreu no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, foi marcado por uma conferência subordinada ao tema “O 13 de Janeiro e a construção da democracia cabo-Verdiana: desafios actuais e o papel da juventude” e ainda por um momento musical com Humberto Ramos e Felisberto Andrade.
Em declarações à imprensa, o também ministro do Fomento Empresarial disse que, tendo em conta que Cabo Verde é uma Nação diaspórica, o Governo tem feito todo o esforço para celebrar todas as datas importantes e que têm uma forte ligação com a sua história, cultura e identidade não só nas ilhas, mas também na sua vasta diáspora.
De entre as datas importantes para Cabo Verde, além de 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e Democracia, destacou ainda 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, 05 de Julho, Dia da Independência Nacional, e 18 de Outubro, Dia Nacional da Cultura e das Comunidades cabo-verdianas.
“[Este evento] é a forma que encontramos também para dar esta dimensão diaspórica, o reconhecimento e o valor da diáspora, particularmente da contribuição que tem dado, não só, a nível económico, mas também cultural, cidadania, desportiva e científica”, realçou o governante.
Eurico Monteiro lembrou que, neste momento, estão vários dirigentes de Cabo Verde em vários países para celebrar o 13 de Janeiro com a comunidade cabo-verdiana residentes em vários países quer no continente africano, europeu e americano.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar