São Vicente/Carnaval: Hotel Ouril duplica financiamento aos grupos que vão desfilar

Inicio | Cultura
São Vicente/Carnaval: Hotel Ouril duplica financiamento aos grupos que vão desfilar
12/02/26 - 01:59 pm

Mindelo, 12 Fev (Inforpress) – O Hotel Ouril Mindelo doou mil contos para o Carnaval mindelense e aumentou para 200 contos o financiamento aos grupos Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo, que vão desfilar no concurso de terça-feira, 17 de Fevereiro.

Em declarações à imprensa, a administradora do hotel, Carine Mendes, disse que o financiamento ao Carnaval é um compromisso assumido desde o primeiro ano em que o Hotel Ouril abriu as portas em São Vicente.

“A ideia, como temos vindo a fazer ao longo destes anos, é aumentar esse valor a cada ano. Em relação aos grupos oficiais, a comparticipação foi duplicada. É também um compromisso para que o Carnaval de São Vicente tenha a qualidade que almejamos”, justificou.

Segundo a administradora, a componente financeira é fundamental para alcançar o objectivo de realizar um bom Carnaval, pelo que o Hotel Ouril tem dado sempre o seu contributo, tendo em conta que se trata de “um momento alto” do ano a nível turístico em São Vicente.

“Penso que nós, como operadores turísticos, que também ganhamos com isso, temos um papel activo neste processo, dando a comparticipação financeira, que é a forma como podemos contribuir e recompensar os que fazem o Carnaval de São Vicente”, sintetizou, sugerindo igualmente que outros operadores contribuam.

Para o presidente do Grupo Carnavalesco Cruzeiros do Norte, Jailson Juff, o Hotel Ouril tem sido, nos últimos três anos, um “grande parceiro” do Carnaval de São Vicente, pelo que o apoio financeiro se torna “ainda mais especial”, tendo em conta a polémica em torno da realização do concurso oficial este ano.

“Temos apenas a agradecer este gesto que serve de exemplo para outros hotéis que podem patrocinar e ser parceiros do Carnaval de São Vicente, para que possamos fazer um produto de maior qualidade e atrair mais turistas, o que também beneficia os hotéis”, afirmou.

Para Jailson Juff, os grupos precisam sempre de mais apoios e de hotéis envolvidos nas actividades culturais em São Vicente, principalmente, sublinhou, se se quiser elevar o Carnaval a outros patamares e levá-lo a outras partes do mundo, é preciso apostar mais e ajudar os grupos a desenvolverem este trabalho.

Por sua vez, a representante da direcção do Grupo Carnavalesco Flores do Mindelo, Eloisa Monteiro, considerou este apoio “gratificante”, agradecendo ao grupo hoteleiro pela parceria ao longo destes anos.

“Que isto sirva de exemplo para os outros hotéis que ainda não fizeram este gesto. Peço-lhes que analisem e sigam o exemplo do Ouril”, reagiu.

Além do Hotel Ouril, a Enapor associou-se ao Carnaval a nível nacional, garantindo apoio financeiro e logístico, com a disponibilização de equipamentos, num investimento que ultrapassou os nove mil contos, sendo que mais de 7.500 contos foram destinados, directamente, aos grupos oficiais e de animação.

Particularmente em São Vicente, os grupos Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo beneficiam deste apoio, que incluiu comparticipação financeira e cedência de equipamentos, reforçando as condições para a preparação e realização do Carnaval 2026.

O Cruzeiros do Norte recebeu um valor global de 4.591.200 escudos, sendo 300 mil escudos em dinheiro e o restante em equipamentos, entre os quais quatro atrelados e um tractor.

Já o Flores do Mindelo recebeu 3.986.400 escudos, dos quais 300 mil escudos em dinheiro e o restante em equipamentos, incluindo três atrelados e um tractor.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar