ICCA reúne mais de 100 crianças em Natal Solidário para reforçar proteção e espírito de família

Inicio | Sociedade
ICCA reúne mais de 100 crianças em Natal Solidário para reforçar proteção e espírito de família
19/12/25 - 01:40 pm

Cidade da Praia, 19 dez (Inforpress) - O ICCA realizou hoje, na cidade da Praia, a comemoração do Natal Solidário, reunindo mais de 100 crianças em acolhimento institucional, visando promover afecto, inclusão, bem-estar e reforçar a protecção e espírito de família.

A comemoração decorreu no Espaço L, em Tira Chapéu, na cidade da Praia, numa iniciativa promovida pelo Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), através da Delegação de Santiago Sul, no âmbito das actividades natalícias

Segundo a presidente do ICCA, Zaida Freitas, esta é “uma época particularmente sensível” para as crianças em situação de acolhimento institucional, sublinhando que o objetivo é criar um ambiente de partilha, afecto e segurança.

“O desejável seria que todas as crianças estivessem com as suas famílias, mas infelizmente nem todas conseguem. O ICCA não substitui a família de origem, mas procura ser uma segunda família, oferecendo amor, carinho e protecção”, afirmou.

A actividade reuniu entre 100 e 110 crianças provenientes dos centros de emergência infantil e dos centros de protecção social, que participaram num programa diversificado, com várias actividades dinamizadas pelas próprias crianças, além da tradicional entrega de presentes de Natal.

Para a presidente, estes gestos são fundamentais para suavizar a saudade e a nostalgia sentidas nesta quadra festiva.

Freitas aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem às equipas do ICCA, apelando ao reforço do papel protetor da instituição, sobretudo nesta época do ano, para que continue a ser um espaço seguro, marcado pela paz, solidariedade e confraternização. 

Às famílias cabo-verdianas, dirigiu um apelo para que cuidem e protejam as crianças, considerando essa responsabilidade “nobre e essencial”.

No balanço do ano, a presidente enalteceu os avanços alcançados no domínio da prevenção, com a implementação da campanha nacional “Proteja” em todas as localidades do país, abrangendo não apenas o combate ao abuso e à violência sexual, mas também a negligência e os maus-tratos.

Por sua vez, o delegado do ICCA em Santiago Sul, Anildo Rodrigues, sublinhou que o Natal Solidário constitui um momento de lazer, entretenimento e confraternização, essencial para cultivar nas crianças e adolescentes valores como a entreajuda e o companheirismo. 

Explicou que só na cidade da Praia existem oito centros sob coordenação do ICCA, incluindo cinco centros de dia, que dão resposta directa às famílias.

Rodrigues reconheceu que os desafios persistem, nomeadamente no que diz respeito aos fenómenos migratórios e à baixa taxa de denúncias em algumas zonas, apelando à colaboração da sociedade. 

Nesse sentido, reforçou a importância das denúncias de situações de violência ou abuso contra crianças e adolescentes.

CG/SR//AA

Inforpress/Fim

Partilhar