Boa Vista: Câmara Municipal assinala Dia do Imigrante com foco na certificação de competências e inclusão

Inicio | Cooperação
Boa Vista: Câmara Municipal assinala Dia do Imigrante com foco na certificação de competências e inclusão
19/12/25 - 09:48 pm

Sal Rei, 19 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista assinalou hoje o Dia Municipal do Imigrante, celebrado a 18 de Dezembro, com um encontro focado na divulgação de direitos e reforço de mecanismos que facilitem o acesso ao mercado de trabalho.

Em declarações à imprensa, a vereadora responsável pela pasta das Comunidades Imigradas e Emigradas, Fabienne Oliveira, explicou que a efeméride, assinalada a 18 de Dezembro, foi marcada pela apresentação de dois painéis temáticos escolhidos “criteriosamente” para valorizar o contributo da imigração no desenvolvimento local.

“Os temas aqui tratados são no sentido de reconhecer e valorizar o contributo que os imigrantes têm dado no desenvolvimento do nosso município e também de Cabo Verde”, afirmou a vereadora, destacando que a ilha possui uma “diversidade cultural e religiosa extraordinária”, com a comunidade imigrada a representar cerca de 12,2% da população residente.

Um dos pontos centrais do encontro foi o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, uma ferramenta que Fabienne Oliveira considera “auxiliar” e determinante para a integração dos cidadãos no mercado laboral formal.

Para além da vertente profissional, a vereadora destacou a necessidade de informar a comunidade sobre os seus direitos e deveres, visando uma integração plena.

“O que pretendemos é garantir e reforçar o nosso compromisso com a inclusão e integração dos imigrantes, que de forma significativa têm dado um contributo, quer a nível cultural, político, religioso e laboral”, reforçou a vereadora, indicando o impacto positivo dos imigrantes na dinâmica da ilha.

O Dia Municipal do Imigrante na Boa Vista é aproveitado anualmente pela autarquia para fazer o balanço das políticas de inclusão e estreitar os laços com as diversas nacionalidades que residem na ilha.

MGL/JMV

Inforpress/Fim.

Partilhar