
São Filipe, 16 Jan (Inforpress) - A Escola de Música Bokarrom, a primeira da cidade de São Filipe construída de raiz, situada no bairro de Fonte Aleixo/Cobom, é inaugurada hoje pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga.
A escola foi construída no antigo espaço do chafariz de Cobom, com uma área superior a 51 metros quadrados, cedido pela câmara de São Filipe.
A mesma funciona em espaço alugado e sem as condições requeridas.
O projecto representa um investimento de cerca de oito mil contos, totalmente financiado pelas associações Água para Viver Cabo Verde e Água para Viver Holanda, e com parceria da edilidade que cedeu o terreno, aprovou os projectos e concedeu licença de construção, assim como do arquiteto Cláudio Barbosa e do engenheiro João Miguel Amado Alves.
Segundo o promotor da Escola de Música Bokarrom, Manuel de Jesus de Pina, conhecido no meio artístico por Nenelo Bonga, a escola está com as condições necessárias para o Projecto Música para Todos.
“Temos muitos instrumentos oferecidos pelo Corey Pina, filho de cabo-verdianos, nascido nos Estados Unidos da América, que criou o FogoProjetct para angariar fundos e instrumentos, alguns oferecidos pelo BACultura e outros oferecidos por particulares”, indicou a mesma fonte.
Quanto aos mobiliários, foram todos disponibilizados pela Associação/Fundação Água Para Viver, mas ainda a escola espera por mais mobiliários prometidos por uma organização sediada na cidade da Praia.
Neste momento, o novo espaço tem capacidade para trabalhar com mais de 40 pessoas na sala do primeiro piso, dedicada aos instrumentos de corda, como cavaquinho, violão e viola de dez cordas, ao piano e à voz e tem um espaço térreo que estará totalmente disponível para a percussão.
Nenelo Bonga disse que sempre sonhou ter uma escola de música porque ensinar é o que ele mais gosta e com a inauguração da escola de música o seu sonho está realizado.
“Esta escola representa um desenvolvimento enorme para a zona de Cobom, uma vez que poderá servir para outras actividades, nomeadamente encontros, espaço para confecção de vestuário de Carnaval (...)” disse Nenelo Bonga para quem o próximo passo é “produzir músicos”.
Com a inauguração da Escola de Música Bokarrom, a ilha do Fogo ganha um espaço inédito de formação artística, reforçando a valorização da cultura cabo-verdiana e criando novas oportunidades de desenvolvimento para a juventude local.
O ministro da Cultura estará acompanhado neste acto pela directora geral das Artes e das Indústrias Criativas, Eliane Lopes, e pela coordenadora do programa Bolsa de Acesso à Cultura, Indira Monteiro Lima.
A Escola de Música Bokarrom é um dos beneficiários do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) levado a cabo pelo Governo, através do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.
Após a sua chegada à ilha, o titular da pasta da Cultura, Augusto Veiga, realizará uma visita ao presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar