Director da RCV garante “autonomia editorial total” e lamenta falta de solidariedade em ataques à rádio

Inicio | Sociedade
Director da RCV garante “autonomia editorial total” e lamenta falta de solidariedade em ataques à rádio
10/11/25 - 01:15 pm

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – O director da Rádio de Cabo Verde (RCV) afirmou hoje que a autonomia editorial da rádio é plenamente respeitada pela administração e criticou a ausência de solidariedade de organizações jornalísticas durante ataques à linha editorial da estação.

Em entrevista à Inforpress, Marcos Fonseca explicou que nunca sofreu interferências externas, nem do Conselho de Redacção nem de outros órgãos, destacando a importância do cumprimento das normas internas e da ética profissional.

“Tem tido total respeito pelo meu trabalho.  De ninguém, nunca sofri interferências de ninguém fora, ninguém tentou influenciar, nem o conselho, nem ninguém”, explicitou, lamentando a falta de movimentação nas questões que envolvem a linha editorial da rádio.

Segundo Marcos Fonseca, até este preciso momento o seu trabalho tem merecido respeito”, sublinhando que tanto a direcção da RCV como o Conselho de Administração da RTC sabem “até onde devem ir”.

“E temos convivido de uma forma excelente, não muito bom, excelente, e acho que temos tudo para fazer um excelente trabalho”, assegurou. 

O director lamentou, no entanto, que quando a rádio enfrentou críticas por uma decisão editorial, não houve manifestações de apoio por parte de associações e organizações do sector.

“Quando sofremos um ataque por uma decisão editorial, não houve movimentação, não houve solidariedade, não houve Ajoc, não houve FIJ, não houve ninguém por uma decisão estritamente editorial”, indicou, reforçando que o jornalismo deve separar interesses pessoais.

“Foi um ataque à liberdade de imprensa, porque foi um ataque directo à linha editorial da RCV”, sustentou, avançando que inclusive houve ameaça de uma governante.

Os conselhos de redacção da TCV e da RCV reafirmaram hoje a solidariedade para com a direcção da TCV e solicitaram a anulação das decisões tomadas sem validação dos órgãos competentes.

Em nota de imprensa enviada sábado, 08, à redacção da Inforpress, este conselho declarou que defendem o apuramento de responsabilidades decorrentes dos impactos institucionais e financeiros e reafirmam a necessidade do respeito pela autonomia editorial e pelas competências internas de programação e informação.

LT/AA

Inforpress/Fim

Partilhar