Aviação Civil: Formadores e técnicos pedem foco na excelência regulatória e segurança na África Ocidental

Inicio | Cooperação
Aviação Civil: Formadores e técnicos pedem foco na excelência regulatória e segurança na África Ocidental
28/10/26 - 03:47 pm

Cidade da Praia, 28 Out (Inforpress) – Responsáveis e formadores de workshop sobre segurança na aviação civil destacaram hoje a importância de capacitar os quadros da região para fazer face aos novos desafios tecnológicos e ao crescimento sustentável do tráfego aéreo no continente africano.

O workshop internacional focado na excelência regulatória e na segurança da aviação civil na África Ocidental decorre na cidade da Praia e reúne 24 profissionais, reguladores e representantes de companhias aéreas da região.

O evento, promovido pela fabricante norte-americana Boeing, pela Universidade de Cranfield (Reino Unido) e pela Organização de Supervisão da Segurança e Protecção da Aviação do Grupo do Acordo de Banjul, em parceria com a Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC), visa reforçar a colaboração em matéria de segurança da aviação na região da África Ocidental.

Ao longo dos cinco dias, serão abordadas matérias como sistemas de gestão da segurança (SMS), normas regulamentares, investigação de acidentes, resposta a emergências, gestão de interrupções e aprovações operacionais.

Segundo o gerente de programas do Boeing Global Learning Institute (BGLI), Harry Chamwada, o principal objectivo desta formação é capacitar os reguladores para responderem às complexas e crescentes responsabilidades da supervisão da aviação moderna, garantindo a segurança, a conformidade e o desempenho.

Questionado sobre a escolha da cidade da Praia para acolher o workshop, Harry Chamwada revelou que Cabo Verde “deu um passo em frente e voluntariou-se para sediar o evento”, sublinhando ainda que o país é uma “localização fantástica e tem muito a oferecer como destino turístico”.

O responsável adiantou também que o workshop não é um evento isolado, estando previstas acções de acompanhamento para apoiar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na região.

Por sua vez, o capitão Richard Sharrocks, especialista em Assuntos Regulatórios de Operações de Voo da Boeing, abordou as lacunas existentes na supervisão da segurança da aviação na África Ocidental, sublinhando que esta “deve acompanhar continuamente as mudanças” nas capacidades e nos procedimentos operacionais das aeronaves, bem como as tecnologias emergentes e os novos desafios, como a interferência no Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS).

O professor de Resiliência Organizacional e Mudança da Universidade de Cranfield, Fabian Steinmann, por seu lado, destacou a importância da parceria entre a academia e a indústria, e salientou que a combinação das mais recentes pesquisas e perspectivas académicas com a experiência prática dos parceiros industriais permite transformar o conhecimento em melhorias aplicáveis às operações.

Steinmann enfatizou que o programa se centra no desenvolvimento da liderança em matéria de segurança e na preparação para as novas tecnologias, salientando que as pessoas continuam no centro de todos os sistemas e processos que garantem a segurança da aviação.

DG/AA

Inforpress/Fim

Partilhar