
Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – O Governo concedeu um aval de 3,2 milhões de contos (3.207.323.000$00) à TACV para a emissão de um empréstimo obrigacionista na Bolsa de Valores, destinado ao reforço da sustentabilidade financeira da empresa.
A decisão que foi aprovada em Conselho de Ministros no dia 06 de Fevereiro de 2026, consta do Boletim Oficial de hoje, 09 de Fevereiro, e enquadra-se no processo de estabilização e reestruturação financeira da companhia aérea de bandeira nacional.
Para o Governo, a TACV assume um papel estratégico na política de transportes do País, na promoção da conectividade aérea, no desenvolvimento do turismo e na afirmação de Cabo Verde como plataforma internacional de negócios no Atlântico Médio.
A mesma fonte lembra que para o desenvolvimento da sua actividade foram aprovados instrumentos como o Interim Business Plan para o período 2023–2027 e o Plano de Actividades e Orçamento da TACV, com o propósito de delinear a sua estratégia de gestão e consolidação.
“No âmbito da implementação destes planos está em curso, ainda, o processo de estabilização e reestruturação financeira da empresa, o qual visa assegurar uma gestão mais eficiente da sua tesouraria, bem como o equilíbrio dos seus fluxos de caixa”, sublinha.
Esta emissão obrigacionista sénior permitirá à TACV, conforme o executivo, renegociar e consolidar responsabilidades financeiras, com o intuito de optimizar as condições das suas operações, nomeadamente, ao nível das taxas e maturidade.
Enquanto accionista maioritário, o Estado de Cabo Verde reconhece o interesse público subjacente à concessão do aval, considerando tratar-se de um sector estratégico para a conectividade e o desenvolvimento económico do país.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar