Cabo Verde propõe ser plataforma do Brasil em África –ministro

Inicio | Cooperação
Cabo Verde propõe ser plataforma do Brasil em África –ministro
09/02/26 - 09:45 pm

Mindelo, 09 Fev (Inforpress) - O Governo quer que o país sirva de plataforma do Brasil em África para potencializar interesses do país sul-americano na parte de logística e de comércio, assegurou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.

José Luís Livramento fez o anúncio hoje em conferência de imprensa, no Mindelo, para divulgar o balanço de uma visita feita ao Brasil de 03 a 07 de Fevereiro.

A deslocação, a convite do ministro do Estado e das Relações Externas brasileiras, permitiu, conforme a mesma fonte, não só reafirmar as questões correntes das relações, mas também iniciar um novo patamar.

Nesta relação, esclareceu o ministro, o país quer ser útil ao Brasil, dentro da estratégia de transformar Cabo Verde numa economia de circulação.

“Propusemos ao Brasil que Cabo Verde seja uma plataforma do Brasil em África, principalmente na África Ocidental, a nível da logística e a nível do comércio”, sublinhou José Luís Livramento.

Durante a visita, conforme a mesma fonte, foram ainda assinados “seis acordos altamente estratégicos”, para potenciar os investimentos do Brasil no país e ainda para proteger os direitos dos trabalhadores brasileiros em Cabo Verde e vice-versa.

Para além disso, foi assinado um novo Programa Indicativo de Cooperação (PIC).

Outros dos países com quem o arquipélago vai renovar cooperação é o Luxemburgo.

Tal acontece no Mindelo, com o ministro José Luís Livramento a receber na terça-feira, 10, o vice-primeiro-ministro, ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo e ministro da Cooperação e da Acção Humanitária do Grão-Ducado do Luxemburgo, Xavier Bettel, para uma visita oficial a Cabo Verde.

O ponto alto da deslocação será a assinatura do PIC VI (2026–2030) entre os dois Estados.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar