
Lisboa, 29 Jan (Inforpress) – A Casa da Música - Sala Suggia, no Porto (Portugal), recebe a 17 de Abril próximo, o espectáculo de apresentação ao vivo do novo álbum intitulado “Quem está aí?” do músico cabo-verdiano Tito Paris.
De acordo com a organização, este concerto, aprazado para 21:30, marca o início de um novo capítulo na carreira do músico residente em Portugal, que é considerado um dos maiores embaixadores da música cabo-verdiana.
“‘Quem está aí?’ é um disco profundamente simbólico, o título nasce de uma evocação à canção ´Naufrágio´, de Paulino Vieira, e funciona como uma pergunta aberta, um chamamento para quem está aí para o amor, para a cultura, para a lusofonia”, explicou a mesma fonte.
Acrescenta ainda que o novo disco reúne canções que marcaram o percurso de Tito Paris desde o início dos anos 80, somando novas composições que o músico apresentou ao vivo no concerto do Coliseu dos Recreios, no passado mês de Dezembro, entre os quais o single “Fetice e Amor”.
“Quem está aí?” é uma fusão entre a música cabo-verdiana à portuguesa, da brasileira à angolana, passando ainda por influências da música cubana e latina.
O artista natural da ilha de São Vicente começou o seu percurso artístico a escrever para artistas como Bana ou Cesária Évora, tendo gravado o seu primeiro disco em 1987, intitulado “Fidjo Maguado”.
Em meados da década de 1990, Tito e a sua banda gravaram “Dança ma mi criola”, que se tornou num dos seus temas emblemáticos e, em 1996, gravou “Graça de tchega”.
Em 1998, o cantor e compositor, que começou por tocar violão, depois baixo, bateria, seguindo-se outros instrumentos, incluindo o cavaquinho, gravou neste clube lisboeta dedicado aos ritmos cabo-verdianos, “Ao vivo no B. Leza”.
Em 2002, saiu o seu álbum “Guilhermina”, ao qual se seguiu “Tito Paris ao vivo na Aula Magna”, que inclui três temas gravados em estúdio, para cinco anos depois chegar o “Acústico”, seguido de “Mozamverde” em 2010 e “Mim ê Bô” em 2017.
Em 2023, o artista comemorou 40 anos de carreira com vários concertos e muitos convidados.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar