
Cidade da Praia, 14 Jan (Inforpress) - Os artistas e curadores cabo-verdianos têm até 19 de Janeiro para se candidatarem à quinta edição da Residência Artística UPCYCLES, que oferece bolsas completas para projectos baseados em arquivos históricos, anunciou hoje a organização.
A iniciativa, promovida pela Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique (AAMCM), visa seleccionar cinco participantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Duas das vagas são reservadas exclusivamente a talentos residentes fora de Moçambique, permitindo a participação de criadores cabo-verdianos.
De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, a residência inclui uma fase de tutoria à distância, com a duração de dois meses, a partir de 01 de Fevereiro, e um período presencial intensivo de 10 dias em Maputo, entre 30 de Março e 10 de Abril de 2026.
Os artistas seleccionados de Cabo Verde beneficiarão de uma bolsa internacional que inclui 700 euros para criação e alimentação, apoio para materiais de exposição (150 euros) e verba para direitos de arquivo. A organização assegura ainda as passagens aéreas e o alojamento na capital moçambicana.
A equipa de mentores inclui a artista Ângela Ferreira e o curador João Roxo, que orientarão os participantes na produção artística e em questões de direitos de autor aplicados a arquivos. O projecto culminará numa exposição colectiva na Fortaleza de Maputo.
“Esta é uma chance de resgatar imagens esquecidas e contar as nossas histórias com um olhar contemporâneo”, refere a organização em comunicado, sublinhando o diálogo entre passado e presente que o projecto pretende promover.
As candidaturas devem ser formalizadas ‘online’ até ao próximo domingo, através da submissão de portefólio, currículo e um projecto artístico detalhado. O júri, que integra nomes como Alda Costa e Diana Manhiça, anunciará os resultados a 25 de Janeiro.
O projecto UPCYCLES conta com o apoio principal da Fundação Calouste Gulbenkian e parcerias com o Centro Cultural Franco-Moçambicano e a Fortaleza de Maputo.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar