
Mindelo, 14 Jan (Inforpress) – O Presidente da República defendeu hoje, no Mindelo, que a política precisa renovar-se e as instituições do Estado serem reformatadas para incluírem nos seus processos decisórios as reivindicações, sentimentos e as aspirações das novas gerações.
José Maria Neves exortou para tal ao ministrar uma aula magna aos estudantes do Liceu Ludgero Lima, em São Vicente, sob a temática “Constituição e direitos de participação” e que se enquadra nas actividades da XV Semana da República.
De acordo com o chefe de Estado, neste momento existe um distanciamento entre as pessoas e as instituições, que não estão a dar espaços de participação, e não ouvem as reivindicações das pessoas.
E quando isso acontece, a população, conforme a mesma fonte, acaba por desmotivar-se, por não participar.
“Nós precisamos prestar atenção às reivindicações, aos anseios, às aspirações das pessoas em geral, mas sobretudo desta nova geração, desta geração Z, que aparentemente não está interessada na política, mas, no fundo, estão sim interessadas, só que em outras políticas e em outra forma de fazer política”, sublinhou à imprensa.
Daí que, acrescentou, a política precisa renovar-se e aprender a escutar as pessoas, a escutar esta geração Z, para traduzir as suas linguagens e poder dar resposta aos seus anseios e às suas aspirações.
O Presidente da República reiterou a sua chamada de atenção para o facto de a democracia não se esgotar no voto e é vivida todos os dias.
Entretanto, criticou, existem alguns direitos, algumas liberdades que “não estão a ser exercidos pelos cidadãos”.
José Maria Neves apontou como exemplo o direito à acção directa quando os titulares dos cargos públicos não cumprem, ou quando o património do Estado está em causa, e que permite aos cidadãos patrocinar directamente casos nos tribunais.
“Mas em Cabo Verde não temos ainda essa participação”, asseverou a mesma fonte, para quem para se ter mais democracia, “precisa-se de mais equilíbrio entre o Estado e a sociedade”.
Ainda no Mindelo, José Maria Neves promove na quinta-feira, 15, mais um encontro com os jovens, perspectivando o futuro de Cabo Verde.
Mais um evento que servirá, segundo o chefe de Estado, para ouvir as preocupações da juventude, que depois vão ser canalizadas às autoridades competentes, mas também através das suas mensagens, dos apelos, e nos encontros com a sociedade civil.
O programa da XV Semana da República, no Mindelo, contempla ainda na quinta-feira, 15, o lançamento do volume IV da obra “No Ofício do Bem Comum”, que compila os principais discursos e mensagens do Chefe de Estado no ano transato.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar