Ilha do Sal: Ministro da Cultura entrega livros ao Centro “Nôs Kasa” e anuncia reforço com instrumentos musicais e formação

Inicio | Cultura
Ilha do Sal: Ministro da Cultura entrega livros ao Centro “Nôs Kasa” e anuncia reforço com instrumentos musicais e formação
19/12/25 - 05:41 pm

Espargos, 19 Dez (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas entregou hoje um conjunto de títulos ao Centro “Nôs Kasa”, do ICCA, no Sal, destinada a reforçar um projecto socioeducativo para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa, que tem como parceiro o Instituto de Turismo de Cabo Verde (ITCV), insere-se no projecto do centro “Nôs Kaza”, que visa criar uma biblioteca para fomentar o gosto pela leitura e promover a ocupação saudável dos beneficiários, respondendo a uma preocupação crescente na ilha mais turística do país.

Segundo Augusto Veiga, os livros entregues abrangem literatura infanto-juvenil, clássicos da literatura cabo-verdiana e obras técnicas ligadas ao arquivo histórico, resultantes de ofertas da Biblioteca Nacional e do Arquivo Histórico, instituições sob tutela do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

O governante sublinhou que o objectivo é “incentivar a leitura às crianças, jovens e adolescentes e, através dela, promover uma melhor integração na sociedade”.

O ministro avançou ainda que o apoio do sector da cultura não se limita aos livros, estando prevista a oferta de instrumentos musicais, bem como acções de formação com professores e instrutores.

“Vamos elaborar um programa de acção, em conjunto com a direcção do ICCA no Sal, para garantir actividades ao longo do ano ligadas à cultura e às indústrias criativas”, afirmou.

Durante a visita ao centro, recentemente inaugurado em Santa Maria, Augusto Veiga destacou a boa organização do espaço e defendeu uma utilização abrangente, não apenas para crianças e adolescentes da zona, mas de toda a ilha.

Para o governante, a cultura e as indústrias criativas são transversais à sociedade e devem estar presentes em diferentes áreas de intervenção social.

Por sua vez, a delegada do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) no Sal, Queila Soares, considerou a oferta “de extrema importância”, sobretudo num momento em que o projecto está a ser retomado para trabalhar com crianças em situação de rua e outras vulnerabilidades.

“Esta iniciativa demonstra a importância do trabalho conjunto entre os ministérios e parceiros, porque só assim conseguimos afastar as crianças da rua e criar melhores condições de vida”, salientou.

Queila Soares frisou ainda que a música, a leitura e a dança são ferramentas essenciais para estimular o desenvolvimento das crianças e resgatar valores que, segundo disse, se têm vindo a perder com o uso excessivo e inadequado da internet.

“Este reforço vai estimular valores fundamentais como a leitura, a cultura geral, o conhecimento e um crescimento saudável e adequado das crianças”, concluiu.

NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar