São Nicolau: José Cabral leva literatura cabo-verdiana à Itália

Inicio | Cultura
São Nicolau: José Cabral leva literatura cabo-verdiana à Itália
05/11/25 - 11:00 pm

Ribeira Brava, 05 Nov (Inforpress) – O escritor cabo-verdiano José Cabral, um dos quatro vencedores do concurso de Residências Literárias patrocinadas pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) tem levado a cultura sanicolaense e a literatura de Cabo Verde a várias cidades europeias.

Em entrevista à Inforpress, José Cabral avançou que iniciou a sua digressão pelo Norte de Portugal, onde se encontrou com o Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, o Reitor do Santuário Mariano de Braga, padre Delfim e o presidente da Câmara Municipal de Ovar

Segundo o escritor, nos últimos dias tem estado em Itália, numa residência literária, a convite da Cátedra Padre António Vieira do Instituto Camões, na Universidade La Sapienza, em Roma.

No âmbito deste programa, o autor realizou duas conferências, a primeira dedicada à literatura cabo-verdiana, com destaque para o romance Chiquinho, de Baltasar Lopes, obra da qual Cabral se assume continuador.

E a segunda realiza-se no dia 6 de Novembro, sobre Pedro Corsino, o mítico poeta claridoso natural de Praia Branca. Esta última palestra decorreu após a exibição do documentário “O Velho Caminheiro”, de Jean Gomes, centrado na vida e obra de Corsino.

Ainda na cidade de Roma, José Cabral participou ainda numa evocação dos 70 anos da presença dos Capuchinhos em São Nicolau (1955–2025), organizada pela Associação Tabanka.

 

José Cabral destacou ainda que visitou a cidade de Fiuggi, cidade natal do Padre Gesualdo, missionário capuchinho, junto com uma delegação cabo-verdiana liderada por ele e integrada pelo embaixador Estêvão Vaz, o frei William e familiares do falecido padre

Em Fiuggi, a comitiva prestou também homenagem ao jovem Willy, filho de pais oriundos de São Nicolau, assassinado tragicamente e que foi homenageado com a construção de uma estátua nesta cidade italiana.

José Cabral avançou ainda que em Junho do próximo ano regressará a Fiuggi, levando consigo a cultura sanicolaense, num programa conjunto com as autoridades locais.

Nesta quinta-feira,07, termina o seu périplo pela europa com um encontro no Palácio Baldaya, em Lisboa, onde juntará forças com Pedro Bicudo para mais uma “Chiquinhagem”, um encontro literário dedicado à celebração da obra e do espírito de Chiquinho.

WM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar