Porto Inglês, 29 Set (Inforpress) – A situação de duas pessoas à espera de transferência médica para a cidade da Praia está a preocupar familiares e a gerar alvoroço na Delegacia de Saúde do Maio, devido à falta de meios de transporte disponíveis.
Trata-se de uma menina de 10 anos, com anemia e queda acentuada da hemoglobina, que aguarda transferência urgente desde a tarde de hoje, e de uma mulher de 55 anos, com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo os familiares, chegou a ser solicitado que um avião, que fazia o trajeto São Nicolau–Praia realizasse o transporte, mas o pedido foi recusado pela tripulação.
Diante da recusa, foi apresentada a alternativa de transportar a criança numa embarcação pertencente a uma unidade hoteleira local, mas que não reunia as condições adequadas para o transporte de doentes.
A transferência da menina deverá ocorrer apenas amanhã, através do voo regular da TACV com destino à cidade da Praia, situação que aumenta a apreensão da família.
“Se acontecer alguma coisa esta noite, será o pior, porque ficámos à espera de transferência que não chegou”, lamentou a tia da criança, em declarações à Inforpress.
Face à situação, familiares e moradores pedem soluções urgentes e eficazes para garantir transferências médicas seguras na ilha, temendo consequências graves em casos de emergência.
RL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar