Nova Sintra, 29 Set (Inforpress)- Os utentes do hospital da Brava reclamam da falta de um técnico de raio X na unidade de saúde local e pedem ainda a presença de um médico frequente no posto de saúde da comunidade Nossa senhora do Monte.
Em declarações à comunicação social, o utente António Lopes considerou que a situação está a ficar “lamentável” no município.
Aos jornalistas reportou que um irmão sofreu um acidente numa praia e que quando chegou ao hospital para receber tratamento médico adequado foi lhe informado que a delegacia não tem um técnico de raio-X há meses.
Segundo o mesmo, fizeram apenas curativo ao seu irmão que, entretanto, se queixava de fortes dores na região afectada pela queda e não tinha como ser feito o procedimento de raio-x na Brava.
“Neste caso a medida foi rumar à ilha do Fogo para que o paciente pudesse ter pelo melhor atendimento e fazer o procedimento para se aperceber melhor a sua situação de saúde. O Ministério da Saúde deve ter mais atenção em relação à saúde na ilha Brava, porque nestas circunstâncias estamos a ir de mal a pior”, disse.
Mariazinha Gomes, que também é uma utente da localidade de Nossa Senhora do Monte, questionou o porquê da retirada do médico que antes fazia atendimento no posto, pelo menos uma vez por semana.
“Caso tivesse um médico que desse consulta na localidade durante uma vez na semana seria de uma grande valia, pois ninguém iria se deslocar à cidade de Nova Sintra para fazer apenas uma consulta, a não ser que a situação fosse grave”, sublinhou.
Actualmente, realçou que a ilha tem três médicos, o que justificaria a presença de um deles nesta outra freguesia, mesmo sendo uma vez na semana.
Por sua vez, Rose Silva, que também mora na localidade de Nossa Senhora do Monte e partilha da mesma ideia, realçou que a comunidade pertence a uma outra freguesia e, portanto, deveria ter no mínimo um posto de saúde “activo” durante o dia.
“Quaisquer sintomas de dor ou algum ferimento, estamos obrigados a deslocarmo-nos à cidade para que possamos ter atendimento de enfermeiros ou médicos e isso claro tem um custo elevado por causa do transporte. Seria bom que tivéssemos uma enfermeira residente e quem sabe até mesmo um médico para servir a localidade”, salientou.
Contactado pela Inforpress para pronunciar-se sobre o assunto, o delegado de Saúde da ilha Brava, Júlio Barros. disse que brevemente um técnico de raio x estará no hospital exercendo as suas funções.
No entanto, garantiu que a partir do dia 03 de Outubro o posto da freguesia de Nossa Senhora do Monte terá um médico a dar consulta uma vez por semana, ou seja, todas as quartas-feiras.
“Antes tínhamos um enfermeiro fixo no posto, mas este veio a reformar-se e estamos à espera da nomeação de um outro para que possamos colocá-lo no lugar”, concluiu.
DM/JMV
Inforpress/JMV
Partilhar