
Cidade da Praia, 17 Jan (Inforpress) – A directora Nacional do Ambiente, Ethel Rodrigues, afirmou hoje que o projecto IslandPlas aposta fortemente na consciencialização ambiental e na promoção de soluções inovadoras e de oportunidades económicas nas comunidades.
As declarações foram feitas à imprensa esta manhã, à margem da campanha de limpeza Zero Resíduos Plásticos, que decorreu na zona de São Tomé, Cidade da Praia, enquadrada no projecto regional IslandPlas, do qual Cabo Verde faz parte.
Segundo explicou, o projecto IslandPlas, financiado pela União Africana para o Desenvolvimento da Natureza, lançou um concurso destinado a empresas que actuam no sector dos plásticos e a empresa Caboplast foi a vencedora, e tem trabalhado na reciclagem e reaproveitamento do plástico recolhido.
O objectivo é recolher os resíduos existentes nas praias e encaminhá-los para a Caboplast, onde será feita a triagem do material passível de reutilização e reciclagem, sendo os restantes resíduos encaminhados para outros destinos adequados.
Aquela responsável informou que a actividade decorrerá durante todo o período de implementação do projecto, iniciado em Julho de 2025 e com término previsto para finais de 2027, passando posteriormente a responsabilidade da recolha e tratamento dos resíduos para a Caboplast.
Em simultâneo, a campanha está a ser realizada em várias praias da ilha da Boa Vista, bem como em municípios como Santa Cruz e São Miguel, envolvendo organizações não-governamentais, instituições locais, autarquias e comunidades.
A directora sublinhou que a principal estratégia passa pelo envolvimento das comunidades, destacando a participação da comunidade piscatória de Achada Grande Trás e, no município de Santa Cruz, da Associação Careta-Careta, da Câmara Municipal e do Centro Nacional Ambiental.
A directora Nacional do Ambiente salientou ainda a importância das campanhas de sensibilização na mudança de atitudes e comportamentos, realçando os resultados positivos obtidos junto de crianças, adolescentes e jovens, através do trabalho desenvolvido com escolas, igrejas e associações comunitárias.
“Acho que, com os jovens e crianças, vamos conseguir mudar mentalidades das pessoas aos poucos”, apontou.
Adiantou ainda que durante a campanha, serão colocadas placas de sinalização nas praias para sensibilizar os frequentadores a não deixarem lixo no local.
Assegurou que a ambição é que a iniciativa seja alargada a todo o território nacional até ao final da execução do projecto, em 2027.
O Projecto “IslandPlas ”tem como objectivo a recolha, tratamento e valorização de resíduos plásticos, promovendo simultaneamente soluções inovadoras junto de jovens e associações comunitárias.
AV/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar