
Espargos, 14 Mar (Inforpress) – A empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) reafirmou hoje a sua abertura ao diálogo com o SINTCAP, face ao anúncio de uma greve de 72 horas, garantindo ter apresentado propostas alternativas que resultam em melhorias salariais até 10 por cento.
Em comunicado enviado à Inforpress, a administração da ASA reagiu ao pré-aviso de greve agendado para ter início às 07:30 do dia 16 de Março, esclarecendo os pontos de reivindicação apresentados pelos colaboradores e as contrapropostas da empresa.
Sobre o pedido de reenquadramento das classes profissionais, a ASA explicou que, embora disponha de um sistema de gestão de recursos humanos transparente, está em curso a contratação de uma consultoria especializada para reavaliar o modelo actual, com previsão de conclusão ainda este ano.
A empresa apela à “serenidade”, sublinhando que alterações estruturais não podem ser feitas de forma “pontual e aleatória”.
Como alternativa imediata ao reenquadramento, a ASA propôs a atribuição de progressões extraordinárias, com aumento de 10 por cento para profissionais de Telecomunicações Aeronáuticas e Técnicos de Informação e Comunicação Aeronáutica (TICA), e aumento de 4 por cento para os demais colaboradores com mais de dez anos de serviço.
Quanto à reivindicação do subsídio de tecnicidade para os profissionais de telecomunicações, a empresa alega que estes já possuem remuneração adequada às funções e que o sindicato não apresentou “fundamento consistente” que justifique este novo subsídio, o que dificulta o seu atendimento nos moldes solicitados.
Relativamente ao subsídio de qualificação exigido para os Técnicos de Informação e Comunicação Aeronáutica (TICA), a ASA manifestou estranheza, afirmando que este subsídio “já é atribuído a todos os técnicos” que integram a carreira única na empresa, não compreendendo, por isso, a razão da reivindicação.
A empresa conclui o comunicado reforçando o interesse em manter um “diálogo construtivo”, na expectativa de alcançar um entendimento que satisfaça ambas as partes e evite a paralisação.
O SINTCAP reivindica, essencialmente, o reenquadramento profissional e a atribuição de subsídios específicos para as áreas técnica e de informação aeronáutica.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar