Projecto "Amor na Prátika" promove 50 anos da independência de Cabo Verde com acções sociais e culturais

Inicio | Sociedade
Projecto "Amor na Prátika" promove 50 anos da independência de Cabo Verde com acções sociais e culturais
06/08/25 - 12:23 pm

Cidade da Praia, 06 Ago (Inforpress) - O projecto “Amor na Prátika” tem agendado um conjunto de actividades que combinam cultura, desporto e acções sociais para fortalecer os laços comunitários e celebrar a identidade e os 50 anos da independência nacional.

Promovida pela organização evangélica dos Jovens com Missão (Jocum), a iniciativa, com mais de uma década de história, segundo o voluntário Alberto Afonso, tem ganhado forma concreta e promovendo acções sociais, especialmente na cidade da Praia, há aproximadamente cinco anos, com ênfase no final do mês de Outubro em que se celebra a “reforma protestante”.

Este ano, sintetizou, a programação especial de 31 de Outubro a 02 de Novembro terá como foco principal os 50 anos da independência, com uma homenagem à identidade cabo-verdiana que inclui música, cultura, desporto solidário e eventos comunitários.

As celebrações começarão com uma marcha cívica no Platô, que terminará no Largo da Sucupira, um local emblemático do período pós-independência.

Segundo Alberto Afonso, no local, o público poderá vivenciar uma feira cultural, com barracas representando as ilhas do arquipélago, exposição de trajes típicos, apresentações musicais e danças tradicionais.

“Isto não é só as instituições estatais ou as organizações nacionais e as cooperações internacionais, enfim, nós queremos que todos estejam ali”, almejou, acrescentando que estão programadas para o dia 01 de Novembro a distribuição de cestas básicas, visitas solidárias com escuta e apoio emocional em Eugénio Lima.

Em Achada Lage, no município de Santa Cruz, se encontram preparadas brincadeiras infantis, e serviços de cuidados de saúde com aferição de pressão, orientação e encaminhamentos, enquanto que a localidade de Achada Santo António, na Praia, acolhe uma marcha pela paz, promovendo reconciliação e esperança.

No Palmarejo, a praça do Praça Center receberá momentos de louvor, música e celebração comunitária, além de serviços de assistência social e feiras de saúde.

Ainda como parte da programação, será realizada uma gala de louvor, aberta ao público, que visa exaltar a fé e a espiritualidade como pilares da unidade e transformação social, juntamente com feiras de artes, saúde e literatura.

O projecto Amor na Prátika, segundo Alberto Afonso, não é apenas uma acção pontual, mas sim uma “expressão conjunta de fé, compromisso e propósito”.

“Queremos transformar corações, hábitos e o dia a dia das pessoas, mostrando que podemos fazer muito mais se cada um fizer a sua parte. Vivemos num mundo de apontar dedos, e essa iniciativa busca construir uma sociedade baseada no amor e na responsabilidade social”, enfatizou.

A iniciativa reforça também o papel das instituições religiosas na promoção da responsabilidade social, propondo uma celebração que une fé, cultura e serviço comunitário como ferramentas de transformação para Cabo Verde.

Para a mesma fonte, o projecto Amor na Prátika representa uma expressão conjunta de fé, compromisso e propósito, concebido e realizado por todos aqueles que sonham e caminham juntos em direcção a uma transformação significativa.

LT/CP

Inforpress/Fim

Partilhar