Cidade da Praia, 06 Ago (Inforpress) - O artista plástico e engenheiro hidrólogo Péricles Barros tem patente até o dia 14 de Agosto, na Casa Cor da Rosa, na cidade da Praia, a sua mais nova exposição “Lendo com as Acácias”.
A mostra, que pode ser visitada nos dias úteis, das 14:00 às 18:30, é também uma exposição-venda, com várias peças já reservadas por visitantes, conforme avançou o artista hoje, em declarações à Inforpress.
Com uma carreira artística desenvolvida em paralelo à sua formação técnica, Péricles Barros é conhecido pela versatilidade e por explorar diferentes meios de expressão visual.
Nesta nova mostra, apresenta cerca de duas dezenas de obras, entre esculturas e pinturas, que conjugam criatividade, sustentabilidade e sensibilidade estética.
Segundo o engenheiro, o conceito da exposição nasceu de forma espontânea, quando encontrou por acaso pedaços de madeira de acácia destinados à queima em padarias.
“Eu comecei a olhar para as acácias com outros olhos, e eu consegui ver que há formas naturais na madeira da acácia, a ‘prosópis juniflora’, que é o nome científico, eu comecei a cortar, digamos, as formas que eram mais caprichosas, mais bonitas (...), explicou.
A partir desses pedaços de madeira, Péricles Barros desenvolveu uma série de luminárias escultóricas únicas, associando-as a bases metálicas e a elementos reciclados, como garrafas de vidro reutilizadas como difusores de luz.
“A ideia foi transformar aquilo que seria descartado em algo com valor estético e utilitário. Estas luminárias, para além de esculturas, servem para criar uma luz suave, ideal para leitura ou contemplação”, ressaltou o artista.
Inspirado por essa simbiose entre forma, luz e função, Péricles Barros desenvolveu também figuras humanas em ferro, representando o acto de ler, criando uma narrativa visual que dá sentido ao título “Lendo com as Acácias”.
A exposição está dividida em duas áreas: numa sala, estão patentes a esculturas, luminárias e peças em ferro, e outra com uma selecção de pinturas, que revelam o lado mais introspectivo e expressivo do autor.
As obras de pintura incluem desde composições abstratas até retratos detalhados desenhados com grafite, técnica que o artista domina com especial apreço.
“A pintura é o que mais me cativa em termos de expressão artística. Faço um pouco de tudo, mas gosto especialmente de desenhar pessoas, de captar as expressões e o olhar”, destacou Péricles Barros, que relembra o sucesso da sua última exposição individual, intitulada “Rugas com Rosto”, em que retratou rostos envelhecidos, marcados pelo tempo.
Para o artista, mais do que o objectivo comercial, esta exposição é uma forma de partilhar uma visão artística que alia valorização da matéria-prima local, reutilização criativa e expressão estética.
A exposição contou com o apoio institucional e logístico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar