
Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – O Presidente da República participa hoje na I Conferência Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a partir do Salão Beijing, para analisar a situação prevalecente na Guiné‐Bissau.
Cabo Verde vai estar representado, ao mais alto nível, pelo chefe de Estado, José Maria Neves, que participará em formato virtual, a partir da Sala Beijing da Presidência da República.
A cimeira principia às 11:00 e contará com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Luís Livramento.
De acordo com a nota de imprensa da Presidência da República, durante os trabalhos desta Conferência Extraordinária será apreciado o Comunicado Final da XVII Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP que, no passado dia 05 de Dezembro, analisou, em formato virtual, com “profunda preocupação” a situação política e institucional na Guiné-Bissau, após o golpe de Estado ocorrido a 26 de novembro de 2025.
A CPLP, neste comunicado, tinha “condenado veementemente a interrupção do processo eleitoral em curso, por constituir uma grave violação dos princípios democráticos e da vontade soberana do povo guineense”.
O Conselho rejeitou, igualmente, a ruptura institucional verificada no país, por comprometer a estabilidade política e a ordem constitucional, e exigiu a libertação imediata e incondicional de todas as pessoas detidas no contexto da atual crise política.
Recomendou, ainda, que a Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP delibere sobre a suspensão temporária da Guiné‐Bissau e sobre a transferência da presidência ‘pro tempore’ da organização para outro Estado-membro.
Esta I Conferência Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo CPLP realiza-se logo depois da Cimeira da CEDEAO, realizada sábado último em Abuja (Nigéria).
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar