Presidente da República enaltece avanços nos serviços de Oncologia e Hemodiálise no Hospital Agostinho Neto

Inicio | Política
Presidente da República enaltece avanços nos serviços de Oncologia e Hemodiálise no Hospital Agostinho Neto
23/12/25 - 02:13 pm

Cidade da Praia, 23 Dez (Inforpress) – O Presidente da República destacou hoje os avanços registados nas áreas da Oncologia e da Hemodiálise, no Hospital Agostinho Neto, sublinhou melhorias quantitativas e qualitativas nos serviços prestados aos doentes.

Em declarações à imprensa após visitar os serviços da Oncologia e Pediatria, José Maria Neves afirmou que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) “está a crescer gradualmente”, com mais especialistas em várias áreas e ganhos resultantes de “fortes investimentos do Estado” no desenvolvimento do sector. 

O chefe de Estado realçou ainda que Cabo Verde caminha para a realização de transplantes renais já no próximo ano e lembrou a existência de dois centros importantes de Hemodiálise, na Praia e em São Vicente.

Segundo o Presidente da República, os progressos não se limitam ao aumento da capacidade de resposta, mas refletem também melhorias na qualidade dos cuidados de saúde, nomeadamente no acompanhamento dos doentes oncológicos e renais.

No contexto das festividades natalícias, José Maria Neves apelou à união, ao cuidado e à protecção, aproveitando a visita para transmitir uma mensagem de encorajamento aos doentes que enfrentam situações de maior vulnerabilidade. 

“É um momento gratificante para mim estar aqui no hospital, estar com os doentes que precisam de um abraço, de uma prenda de Natal, mas também estar com aqueles que no dia-a-dia prestam serviços de saúde e estão a empenhar-se muito no seu desenvolvimento”, afirmou.

chefe de Estado destacou igualmente o trabalho do pessoal da saúde, enaltecendo a dedicação de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, defendendo que este período deve ser também de reconhecimento pelo empenho demonstrado no dia-a-dia.

Assinalou ainda que o SNS tem registado progressos graduais, com reforço de especialistas e melhorias na resposta assistencial, fruto de investimentos públicos, mas frisou que o foco da visita foi essencialmente estar próximo das pessoas, ouvir, confortar e valorizar o trabalho desenvolvido no hospital.

A visita enquadra-se na agenda de proximidade do Presidente da República que, anualmente, renova este gesto junto dos doentes em momentos de maior sensibilidade, com o objectivo de valorizar a resiliência e transmitir encorajamento a quem se encontra em situação de maior fragilidade.

CM/AA

Inforpress/Fim

 

 

Partilhar