Presidente da câmara do Porto Novo reivindica casas de pescas nas comunidades piscatórias

Inicio | Economia
Presidente da câmara do Porto Novo reivindica casas de pescas nas comunidades piscatórias
31/10/25 - 02:05 pm

Porto Novo, 31 Out (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo reivindicou na quinta-feira, 30, a criação de infra-estruturas de apoio aos pescadores no município, destacando a criação de casas de pescadores nas três principais comunidades piscatórias.

Elisa Pinheiro, que falava durante um encontro com os pescadores no Tarrafal de Monte Trigo, na presença do ministro do Mar, referiu-se à necessidade de o município do Porto Novo dispor de alguma infra-estruturas de pesca para apoiar a actividade pesqueira local.

Além de casas de pescadores, a presidente da câmara municipal destacou ainda a necessidade de uma máquina de gelo e de uma loja de materiais de pesca para Tarrafal de Monte.

Por outro lado, a autarca lamentou aquilo que considerou a decisão do Ministério do Mar de impedir que as câmaras municipais acedam ao financiamento de projecto no quadro do Fundo Autónomo das Pescas a partir deste ano de 2025, informando que a sua edilidade tinha vários projectos para ser submetidos a esse fundo.

Em resposta, o ministro do Mar, Jorge Santos, explicou que as câmaras municipais podem sim apresentar projectos ao Fundo Autónomo das Pescas e exortou a autarquia porto-novense a encaminhar os seus projectos para este fundo para serem analisados.

Jorge Santos, que iniciou a partir do Tarrafal de Monte Trigo uma visita de dois dias a Santo Antão, informou que o Governo tem um pacote de investimentos para essa comunidade piscatória no domínio das pescas, com destaque para uma máquina de gelo de cinco toneladas e dois cais de pesca multiusos de Monte Trigo e Tarrafal.

Este governante disse que se trata de projectos prioritários para o Ministério do Mar, que estão em vias de ser materializados, com vista ao desenvolvimento das pescas no Tarrafal de Monte Trigo.

Hoje, além da entrega de certificados para um grupo de formados na área de iniciação à pesca e na higienização e tratamento do pescado, a visita do ministro foi marcada ainda pela entrega às três associações de pescadores no município do Porto Novo de uma viatura frigorífica para o transporte do pescado.

JM/AA

Inforpress/fim

 

 

Partilhar