
Sal Rei, 31 Out (Inforpress) – A primeira Formação de Instrutores de Kitesurf Nível 1, organizada na Boa Vista pela International Kiteboarding Organization (IKO), encerrou hoje com “balanço espectacular", elevando o padrão de ensino no arquipélago através da certificação internacional de 16 novos profissionais.
A conclusão do curso é considerada um “ganho crucial para a Economia Azul de Cabo Verde”, pois garante que os instrutores locais estão alinhados com as práticas e normas de segurança globais.
O examinador e instrutor da IKO, Mariano Lorenzetti, que se deslocou de Espanha para ministrar a formação, confirmou o “alto nível” alcançado, classificando a experiência como “única”.
“Foi uma experiência incrível. Estivemos muito confortáveis aqui. Acho que eles aprenderam mais do que esperavam… com tanta informação e tanta prática”, afirmou.
O proprietário de Kitekriol, que também fez parte da organização e formando, Josimar Domingos, confirmou o impacto da certificação no seu trabalho, indicando que os novos profissionais terão “mais confiança, [poderão] dar aulas e emitir certificados válidos internacionalmente”.
“Essa formação foi algo espectacular, transformou o nosso trabalho, não vejo a hora de colocar em pratica”, afirmou.
A formação foi promovida pela Nautics CV, no âmbito do Projecto Downwind CV, e contou com o apoio institucional do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (MTT) e do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
MGL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar