Praia: Escolas registam boa adesão às eleições “Autarcas do Futuro”, apesar de falhas de documentação

Inicio | Política
Praia: Escolas registam boa adesão às eleições “Autarcas do Futuro”, apesar de falhas de documentação
21/11/25 - 05:54 pm

Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) – As escolas secundárias da cidade da Praia registaram hoje uma participação considerada positiva nas eleições “Autarcas do Futuro”, apesar de constrangimentos relacionados com a falta de documentos de identificação e atrasos na chegada dos materiais eleitorais.

Em ronda efectuada pela Inforpress às escolas secundárias da capital, foi possível constatar uma boa movimentação estudantil nos estabelecimentos onde decorre o processo eleitoral, marcado por entusiasmo e elevada participação dos jovens.

Na Escola Secundária Abílio Duarte, a subdirectora Maria Alice Furtado realçou que a adesão tem sido satisfatória, embora persistam dificuldades relacionadas com a identificação dos alunos.

“A adesão dos alunos está a ser muito boa. Infelizmente, temos o problema dos que vêm sem o documento, mas a CNE acabou por autorizar a votação com a cópia do documento que está arquivada na escola”, explicou.

Situação semelhante verifica-se na Escola Secundária Domingos Ramos, onde o presidente da mesa de voto, Kleiton Semedo, confirmou uma participação positiva, ainda que condicionada por falhas iniciais.

Semedo explicou que a adesão dos estudantes está a ser satisfatória, embora pudesse ser maior, uma vez que muitos se esqueceram de levar o documento de identificação.

Assinalou ainda que o principal constrangimento ocorreu no início da manhã, devido ao atraso na entrega dos materiais por parte da CNE, tendo acrescentado que todas as mesas se encontram agora abertas e que a expectativa é de que o processo decorra com total tranquilidade.

Apesar das dificuldades, as escolas manifestam confiança no bom andamento do processo, sublinhando a importância da iniciativa para promover a cidadania entre os estudantes e reforçar a sua participação em actividades democráticas.

CG/SR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar