Várzea da Igreja, São Domingos, 09 Ago (Inforpress) – A apresentação do projecto "Praça Center São Domingos" hoje, na Várzea da Igreja, gerou satisfação e expectativa entre os são-dominguenses, que veem na futura infra-estrutura uma oportunidade para a diminuição do desemprego e o aumento do dinamismo no município.
O empreendimento, que será construído no local da antiga Praça Ntoni Denti d’Oro, é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Domingos em parceria com o Grupo Khym Negoce.
Em declarações à imprensa, algumas pessoas que estiveram presentes no lançamento e ‘socialização’ do projecto expressaram o seu contentamento com a iniciativa.
Para o morador Pereira Monteiro, a requalificação era necessária, apesar da história da Praça Ntoni Denti d’Oro onde vai ser construída a Praça Center.
Segundo este munícipe, a nova estrutura trará "uma mais-valia", com espaços de lazer, incluindo piscina e criação de empregos.
Sandra Tavares, outra residente, reforçou a importância do projecto para os jovens e comerciantes, afirmando que a Praça Center "vai responder às necessidades dos munícipes".
“Teremos um lugar adequado que merecemos e para dar resposta as dificuldades”, referiu a moradora.
De acordo com o PCA da Khym Negoce, Kamal Hojeige, trata-se de uma infra-estrutura que vai oferecer aos munícipes um espaço moderno e funcional.
Considerou ser mais uma prova de que com parceria é possível transformar um espaço em oportunidades reais.
Por sua vez, o presidente da câmara de São Domingos, Isaías Varela, referiu que, além da criação de empregos, a nova praça vai apresentar um novo dinamismo ao município, com reformas também em outras áreas.
Destacou que além da praça, futuramente, vai abarcar requalificação nas redondezas do espaço, nomeadamente, a construção de uma via alternativa e a requalificação do mercado municipal.
O projecto de requalificação, orçado em cerca de 110 mil contos, inclui a construção da Praça Center (45 mil contos) e a futura requalificação das áreas circundantes, como o mercado municipal e a construção de uma via alternativa.
Questionando se na construção da praça vai se utilizar a mão de obra local, Isaías Varela garantiu que vão dar prioridade à mão de obra e aos operadores locais e que só serão contratados empresários de outros municípios caso não haja disponibilidade local.
A primeira pedra para o início da construção será lançada no dia 09 de Setembro, e o prazo de conclusão é de um ano e meio. As outras obras de requalificação previstas para a área deverão ter a duração de mais dois anos.
OS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar