São Vicente: Feira de Oportunidades é uma montra para divulgar produtos e fazer negócios -  expositores

Inicio | Economia
São Vicente: Feira de Oportunidades é uma montra para divulgar produtos e fazer negócios -  expositores
09/08/25 - 07:16 pm

Mindelo, 09 Ago (Inforpress) - Expositores presentes na Feira de Oportunidades, que decorre no Mindelo até domingo, consideram o evento uma “importante vitrina” para divulgar os seus produtos, partilhar experiências e dar visibilidade aos seus projectos empresariais.

Este é o caso de Anísia Cabral, uma das 60 expositoras a participar do evento.

A participante veio da cidade de Ponta do Sol, Santo Antão, para apresentar o projecto Gelado d’Terra, uma iniciativa, que diz, surgiu da necessidade de transformar os produtos agrícolas de uma forma criativa e inovadora, fugindo dos padrões tradicionais da indústria de gelados.

“A indústria de gelados na sua maioria utiliza produtos industrializados, mas o Gelado d’Terra utiliza frutos e outros produtos locais, frescos e sazonais”, afirmou a mesma fonte cuja pretensão é conquistar o paladar dos mindelenses durante a feira.

Anísia Cabral disse que criou o projecto de gelados caseiros em 2023. Primeiro, explicou, começou por fazer gelados de hibisco, conhecido em Cabo Verde por ‘bissap’, e aos poucos foi desenvolvendo a sua criatividade com outros sabores.

Uma das suas inovações, revelou, é o gelado de fruta-pão maduro com coco ralado, mas também faz gelados de tamarindo, de ponche, gelado de banana, de abóbora, de mancarra nacional e ainda de papaia com queijo seco nacional, esta última uma mistura que, diz, “remete ao frescor dos vales do Paul, o seco e árido do interior do Porto Novo onde produzem queijos”.

À semelhança de Anísia Cabral, a empreendedora Dinná Brás levou o “Coisinhas Vegan” projecto de que é promotora e gerente com objectivo de despertar as pessoas a adoptarem o consumo de produtos vegan.

“Hoje viemos divulgar os nossos produtos e serviços porque as pessoas ainda não nos conhecem muito. A nossa culinária é 100 por cento (%), a base de plantas maioritariamente nacionais. Ou seja, tudo o que fazemos é à base de vegetal”, explicou.

Segundo Dinná, o seu objectivo é sensibilizar as pessoas para a alimentação saudável, mostrando que os produtos veganos são para todos, não apenas para quem adopta esse estilo de vida.

“Actualmente o mercado de veganismo está a crescer. Nós já viemos desde 2021 e tivemos muitos problemas em achar colaboradores e por isso decidi dar formação para pessoas que trabalham na área de hotelaria, restauração e sector alimentar”, acrescentou a mesma fonte, que se especializou em gastronomia vegan em 2024 e agora quer partilhar o seu conhecimento para quem quer empreender neste ramo.

Outra expositora, a empresária Isabel Varela, com o stand “Criola Mistic” apresenta uma variedade de produtos como cristais, incensos, pulseiras da sorte e cosméticos, que, segundo ela, oferecem “um mundo místico” aos visitantes.

“A minha expectativa está em alta porque desta vez ficamos na cidade. Por isso espero fazer óptimas vendas e que outras pessoas venham conhecer a minha loja”, declarou a mesma fonte que diz oferecer produtos que ajudam as pessoas a “valorizar o sentimento que pode ser transportado na compra, mas não tamanho e o no valor”.

“As pessoas podem comprar bons e pequenos produtos, mas cheios de amor”, sintetizou.

A 5ª edição da Feira de Oportunidades acontece na Praça Dom Luís em São Vicente, com cerca de 60 expositores, com a organização da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).

Sob o lema “Venha com coragem e persiga os teus sonhos”, esta edição faz uma aposta na capacitação e sensibilização dos microempresários no sentido de incentivá-los à formalização, melhorar os seus negócios   para além de oferecer painéis com especialistas, seminários, workshops, e sessão de diálogo empresarial.

CD/CP
Inforpress/Fim

Partilhar