Lisboa, 28 Mai (Inforpress) – A primeira-dama destacou hoje, em Lisboa, o papel da mulher na sociedade, sublinhando a diversidade das africanas e do contributo que podem continuar a dar hoje e no futuro para o continente e o mundo.
Débora Katisa Carvalho falou dessa diversidade na sua apresentação sobre “A mulher africana e o seu mundo”, na 2ª edição do Forbes Women’s Summit, que decorreu hoje na capital portuguesa, tendo como tema “O poder da diferença”.
“A maioria das vezes, quando pensamos em África, parece que estamos a falar de um país, mas estamos a falar de um continente, com 54 países, logo, muita diversidade. A mesma coisa acontece quando nós falamos de mulheres. Parece que são todas iguais, mas somos todas diferentes (…). Efectivamente, África e as mulheres africanas podem fazer muita diferença hoje e no futuro”, frisou.
Para a primeira-dama, as mulheres africanas dão uma grande contribuição política e económica, mas também enfrentam muitos desafios específicos, por isso, a necessidade de se encontrar soluções diferenciados para esses problemas, como por exemplo, o facto de as mulheres ainda ganharem menos que os homens, mesmo ocupando os mesmos cargos.
Organizada pela Forbes Portugal, a 2ª edição do Forbes Women’s Summit reuniu líderes e agentes de mudança para discutir os desafios e oportunidades para a implementação eficaz da igualdade (de condições e oportunidades) de género em Portugal, realçando o poder das mulheres neste caminho.
A futebolista Jéssica Silva, a CEO da Nestlé, Anna Lenz, a CEO do Ikea, Helen Duphorn, a CEO do Rock in Rio, Roberta Medina, a presidente da Fundação Santander, Inês Oom de Sousa, a CFO Grupo Jerónimo Martins, Ana Luísa Virgínia, a autora do livro “Cancro com Humor”, Marine Antunes, e a reitora da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas, Isabel Capeloa Gil, foram algumas das oradoras.
A abertura da 2ª edição do Forbes Women’s Summit foi presidida pela diretora Editorial Forbes Portugal, Nilza Rodrigues, e as boas vindas pelo fundador Grupo Media Nove, N’Gunu Tiny.
A primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, participou no evento em Lisboa, depois de ter sido distinguida com Gran Cruz de Mérito Humanitário, em Barcelona, Espanha, no dia 25 de Maio, pela Instituição Mérito Humanitário (IMH) daquele país europeu.
A distinção aconteceu por indicação do secretário-geral do IMH, Pedro Clarós, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Directivo, que reconhece a “notável carreira profissional e o engajamento humanitário” de Débora Katisa Carvalho.
Criada em 1999, a Instituição do Mérito Humanitário tem como missão principal premiar personalidades exemplares que demonstram uma dedicação excecional ao trabalho humanitário e aos valores humanos.
DR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar