Lisboa, 05 Ago (Inforpress) – Cabo Verde participa pela primeira vez na Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorre até segunda-feira, 11, no município açoriano Praia da Vitória (Portugal), cujo stand recheado de sabores típicos é um dos pontos mais concorridos.
O espaço de restauração denominado "Restaurante Cabo Verde” é resultado de uma colaboração entre a Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), a Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH), o Consulado de Cabo Verde nos Açores, a Associação FraterUne e a Equipaçor.
Em declarações à Inforpress, a representante da delegação da CCIAH em Cabo Verde, Elizandra Barbosa, assegurou que o país tem atraído grande atenção com um stand recheado de sabores típicos, como como cachupa rica, feijoada com xerém e bife de atum fresco com cebolada.
Fazem parte ainda do “buffet” de 20 euros do “Restaurante Cabo Verde” peixe frito à moda cabo-verdiana, carne de porco com totoku (massa de milho), carne de vaca estufada com totoku e caldo de peixe fresco à moda cabo-verdiana.
Acrescentou que este espaço visa transcender a função de um mero restaurante, sendo “uma representação viva da identidade cabo-verdiana”, concebida para oferecer uma “experiência imersiva de sabores, aromas e tradições”.
“Esta é uma iniciativa estratégica que visa fortalecer os laços históricos e culturais que unem os arquipélagos atlânticos, ao mesmo tempo que oferece uma oportunidade para a promoção da gastronomia cabo-verdiana”, referiu a representante da CCIAH.
Na ocasião, adiantou que as receitas provenientes do espaço vão reverter, na íntegra, para bolsas de estudo para apoiar estudantes cabo-verdianos a estudarem na Região Autónoma dos Açores.
Segundo ela, este evento promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, integrado no programa das Festas da Praia da Vitória, é mais uma de várias iniciativas que vêm sendo desenvolvidas entre a ilha Terceira (Açores) e o arquipélago de Cabo Verde.
A título de exemplo, destacou a recente vinda de mais de uma dezena de alunos bolseiros cabo-verdianos para a EPPV no ano lectivo 2024/2025, as várias actividades, em Angra do Heroísmo, que assinalaram os 50 anos da independência de Cabo Verde, assinalados a 05 de Julho, através de debates, reflexões e manifestações culturais.
A edição de 2025 conta com a presença de oito restaurantes, incluindo o espaço representativo da gastronomia de Cabo Verde, inserido no âmbito da germinação entre a Praia da Vitória e a cidade da Praia, que será formalizada na próxima segunda-feira,11, segundo avançou a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, no acto da abertura oficial do evento.
FM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar