Porto Novo: Projecto EcoRaízes anuncia pacote de formações sobre promoção do ambiente

Inicio | Cooperação
Porto Novo: Projecto EcoRaízes anuncia pacote de formações sobre promoção do ambiente
05/08/25 - 02:24 pm

Porto Novo, 05 Ago (Inforpress) – O projecto EcoRaízes, que abrange as áreas protegidas de Santo Antão e São Nicolau, anunciou hoje a realização, nos próximos tempos, de um pacote de formações visando a promoção do ambiente destinado às associações comunitárias.   

“Até ao final do projecto EcoRaízes serão ministradas formações sobre alterações climáticas, biodiversidade e alterações globais, técnicas de multiplicação de espécies de flora endémica, entre outros”, anunciou a direcção deste projecto, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola.

Este projecto, que tem a parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente, tem estado a realizar acções de capacitação das associações locais nas áreas protegidas de ambas as ilhas com o propósito de fornecer conhecimentos e soluções para o bom funcionamento destas organizações.

A intenção, segundo uma nota deste projecto, é promover “uma maior consciencialização do papel e da importância associativa no desenvolvimento comunitário, com especial destaque para a sua relação com as áreas protegidas”.

Estas acções de capacitação procuram, simultaneamente, reforçar as competências específicas dos membros das associações comunitárias para a conservação e governação ambiental, lê-se na nota emitida pelo projecto, que tem o co-financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa através do Camões.

O projecto EcoRaízes conta ainda, como parceiros, com as câmaras municipais da ilha de Santo Antão, bem como da Ribeira Brava e do Tarrafal em São Nicolau, além da Associação de Mulheres do Planalto Leste de Santo Antão e da Associações dos de Operadores Turísticos de São Nicolau, entre outros parceiros.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar