
Lisboa, 14 Dez (Inforpress) – O representante do Projecto Santa Cruz na Diáspora: Lisboa/Portugal, Emanuel Ramos, fez hoje um balanço “positivo” do curso de capacitação sobre migrações, direito, integração e sustentabilidade, que beneficiou mais de 50 imigrantes santa-cruzenses residentes em Portugal.
A primeira edição do referido curso, dividido em quatro módulos e quatro sábados, 08 e 22 de Novembro, e 06 e 13 de Dezembro, decorreu no Centro Paroquial de Damaia, em Amadora, e teve uma carga horária de oito a 10 horas.
Em declarações à Inforpress, Emanuel Ramos afirmou que a formação, que terminou no sábado, 13, decorreu num “bom clima participativo” e com muito interesse por parte dos santa-cruzenses, concernente às novas informações e actualizações sobre os novos desafios da imigração em Portugal.
Aquele responsável destacou a dinâmica e a envolvência dos formandos, bem como os temas abordados e os ‘feedbacks’ recolhidos.
Perante tudo isso, considerou que o curso cumpriu com o seu propósito de promover a integração através do poder da informação, e de informar a comunidade, possibilitar caminhos de autonomia e desafiar a própria diáspora a combater a procrastinação, a desinformação e a distração sobre os assuntos no campo da imigração.
O projecto, segundo ele, concluiu que era necessário capacitar a comunidade santa-cruzense em assuntos de imigração cada vez mais exigentes em Portugal, referindo-se à Lei dos Estrangeiros aprovada e à Lei da Nacionalidade em processo de ser vinculada.
Emanuel Ramos anunciou a realização de novos cursos para 2026, de carácter mais prático, nomeadamente sobre o uso dos principais sites e plataforma digitais ligadas a serviços de imigração, como a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a Embaixada de Cabo Verde, a Segurança Social, Loja/Casa de Cidadão, e entre outras instituições importantes.
“Estamos convictos de que preparar a nossa diáspora para o domínio da literacia digital é determinante e fundamental no combate à dependência, ao stress, à má gestão do tempo e entre os factores”, salientou Ramos.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar